Pular para o conteúdo
Esportes

Corinthians: Augusto Melo troca advogado e concentra defesa em ex-ministro de Dilma

Discordâncias relacionadas à estratégia defensiva culminaram na troca de advogado
Agência Estado -
(Reprodução, TV Corinthians)

O presidente afastado do Corinthians Augusto Melo anunciou nesta segunda-feira (2) que o Ricardo Cury não faz mais parte de sua defesa. Alvo de um processo de e indiciado no caso Vai de Bet, o dirigente será assessorado juridicamente por José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça da ex-presidente Dilma Rousseff.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Cury fazia parte da equipe jurídica de Melo desde a campanha eleitoral de 2023, que culminou na derrota de André Negão, representante do grupo político Renovação e Transparência. O advogado esteve ao lado do dirigente em duas entrevistas coletivas ao longo de maio, a segunda delas após o cliente ser indiciado por lavagem de dinheiro, associação criminosa e furto qualificado por abuso de confiança.

Em nota, o escritório de advocacia Cury e Augusto Neves afirmou que deixa de trabalhar para Melo após discordâncias em relação à estratégia de defesa, alterada pelo cliente sem aviso.

“A estratégia de defesa foi reorientada nos últimos dias por outros colegas, e ações foram decididas e executadas sem que o nosso escritório tivesse ciência prévia ou qualquer concordância A atuação do escritório, desde o início, foi pautada pela serenidade, temperança, respeito aos órgãos e à institucionalidade do Corinthians e sustentação de argumentos jurídicos sólidos”, diz um trecho do texto.

“Seguro da consistência das teses de defesa e estratégias construídas ao longo de vários meses de trabalho, mas desautorizado na mudança abrupta de rumo e alijado do processo de decisão, o escritório renuncia a todos os poderes que lhe foram outorgados e deseja toda a sorte para Augusto Melo no retorno à função presidencial para a qual foi eleito democraticamente”, conclui.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Cardozo, por sua vez, já auxiliava o presidente afastado em algumas questões pontuais. Contratado por Marcos Ragazzi e José Trucilio Junior, aliados de Melo, o ex-ministro tentou junto à Justiça de uma liminar para que a votação do impeachment fosse suspensa, mas o pedido foi indeferido. Com isso, no dia 26 de maio, a destituição foi aprovada por 176 votos a 57 no Conselho Deliberativo do clube.

Responsável por defender Dilma no processo que levou ao impeachment da ex-presidente e filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores), Cardozo também já foi deputado federal, advogado-geral da União e procurador do MP-SP (Ministério Público de São Paulo).

A troca de equipe jurídica ocorre no momento em que Augusto Melo tenta voltar ao poder no Corinthians. Embora o impeachment tenha sido aprovado pelo Conselho Deliberativo, falta ainda que a decisão seja referendada pela Assembleia de sócios, marcada para o dia 9 de agosto.

O dirigente fica afastado até lá, mas tem se movimentado para reassumir a presidência, a ponto de causar grande confusão no Parque São Jorge, sede social do clube, no sábado. Melo alega que o presidente do Conselho, Romeu Tuma Júnior, está suspenso desde o dia 9 de abril e, por isso, todas as ações tomadas por ele desde a respectiva data têm de ser anuladas, inclusive a condução do processo de impeachment.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Primeira-secretária do Conselho Deliberativo, Maria Angela de Sousa Ocampos se autoproclamou presidente interina do Conselho após a divulgação de um documento que determinava o afastamento de Romeu Tuma Júnior, fruto de dois processos disciplinares movidos pelo conselheiro Roberto William Miguel, mais conhecido como Libanês.

Roberson de Medeiros é o vice de Tuma Jr. e seria o sucessor, mas pediu afastamento por licença médica, por isso a função foi reivindicada por Ocampos, que é aliada de Melo. Tuma Jr. diz que não foi notificado e entende que não pode ser afastado porque o tema, votado apenas no Comitê de Ética, não foi apreciado pelo plenário do Conselho Deliberativo.

No domingo, Augusto Melo confirmou, via assessoria de imprensa, que sua defesa vai tomar medidas judiciais para validar a decisão. Antes de acionar instâncias externas ao clube, a defesa do dirigente encaminhou uma carta aos conselheiros, na qual pede a recondução imediata ao cargo de presidente e a anulação da Assembleia de sócios na qual pode ser referendado seu impeachment, marcada para o dia 9 de agosto.

“Afirmo que, se necessário for, lutarei com todas as minhas forças, até as últimas instâncias deliberativas do nosso clube ou da Justiça brasileira, para manter o mandato para o qual fui democraticamente eleito e do qual algumas pessoas, por interesses feridos ou inconfessáveis, com evidente truculência, pretendem me afastar de modo ilegal”, diz o texto.

***

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vista aérea de Três Lagoas. Prefeitura fechou contrato para construir 50 casas populares (PMTL, Divulgação)

Após aditivo, recapeamento de bairro irá custar R$ 2 milhões em Três Lagoas

Homem que se apropriou de lote de gado em fazenda é preso com arma e munições

Campeonato Estadual de Natação acontece no próximo fim de semana em Campo Grande 

Inteligência de Israel diz que Irã trabalha em gatilho para bomba nuclear

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

Motorista de Hilux teria invadido a pista contrária em acidente fatal com caminhão na MS-112

Últimas Notícias

Brasil

Restrições ao uso do medicamento Elevidys não se aplicam ao Brasil

Medicamento foi suspenso após duas mortes por insuficiência hepática

Cotidiano

Em MS, mais de meio milhão podem ser beneficiados pelas novas regras da tarifa social de energia

Novas regras passam a valor a partir de 5 de julho

Mundo

Trump ordena que líder supremo do irã se renda: “paciência se esgotando”

Há indícios de que Israel possa continuar confronto contra Irã sozinho, mas não descartam apoio de Trump

Famosos

Ex-atriz de Malhação anuncia que é ‘promovida a vovó’ e parabeniza enteado

Ao compartilhar o momento especial, ao lado do marido Marcos Rocha, ressaltou que a família vai crescer