Pular para o conteúdo
Esportes

‘Se for para ganhar dele, tem que ser agora’, diz Rafael Silva sobre principal rival nas Olimpíadas de Paris

Judoca peso-pesado de Campo Grande disputará as Olimpíadas pela última vez em 2024
Fábio Oruê -
jogos olímpicos
Rafael Silva, o Baby (Luiza Moraes, COB)

Dono de duas medalhas olímpicas, Rafael Silva tem uma história olímpica para se orgulhar. Agora, em sua última participação olímpica, o campo-grandense de 37 anos busca por uma nova medalha e pode passar novamente por um reencontro com um dos maiores nomes do esporte francês: Teddy Rinner.

Bronze em Londres 2012 e na Rio 2016, Rafael ‘Baby’ viu que seguia na elite da categoria ao retornar ao pódio de um Campeonato Mundial de Judô em 2023. Já Riner é dono de cinco medalhas olímpicas e 10 vezes campeão mundial, além de ser uma das estrelas dos donos da casa.

O francês ainda quer coroar a vitoriosa carreira com a vitória diante dos compatriotas. Para ‘Baby’, vencer o rival representaria romper uma escrita desfavorável. Riner o venceu nas duas vezes em que os dois se cruzaram em uma chave olímpica, na Rio 2016 e em Tóquio 2020.

“Estou feliz demais por estar aqui. Paris é um grande lugar para o judô, e fazer minha última Olimpíada aqui me deixa bastante feliz. Teddy Rinner é um adversário de muitos anos, de longa data, e se tiver um momento para ganhar dele tem que ser agora, nessa última Olimpíada. É um adversário que faz com que todos os outros da categoria trabalhem mais e treinem mais duro para ganhar dele. Esse foi o trabalho que eu fiz”, diz o sul-mato-grossense.

jogos olímpicos
Rafael Silva já chegou a Paris (Reprodução, Redes Sociais)

Medalhista

Baby tem sete medalhas em mundiais, quatro delas individuais. Em Doha-2023, voltou a conquistar um bronze, seis anos após o pódio anterior na categoria acima de 100 kg. A medalha renovou a confiança do veterano e mostrou ser possível buscar mais um pódio olímpico nesta edição de despedida.

“O resultado no Mundial de 2023 me motivou muito e me inspirou para acreditar que é possível, que dá para chegar e disputar de igual para igual com essa galera mais nova. Estou feliz de estar aqui. Estou bem. É terminar essa fase final de treinamento e partir para a competição”, opina o judoca, que já está treinando em Paris.

O judô brasileiro está treinando em Saint-Geneviève-des-Bois, a cerca de 30 km de Paris. Os atletas se mudam para a Vila Olímpica apenas dois dias antes de competirem. A delegação conta, além de Baby, com outros quatro medalhistas olímpicos: Daniel Cargnin, Ketleyn Quadros, Rafaela Silva e Mayra Aguiar. Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres 2012, hoje compõe a comissão técnica.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados