Olimpíadas de Paris não empolgam em Campo Grande e verde e amarelo ‘some’ das vitrines

Olimpíadas começam nesta sexta-feira

Fábio Oruê – 25/07/2024 – 12:33

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
olimpíadas
Centro de Campo Grande (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

O campo-grandense não parece muito empolgado com os Jogos Olímpicos de Paris-2024, que começam oficialmente nesta sexta-feira (26). Nas ruas do Centro da Capital, além do pouco entusiasmo patriota, as lojas também não investiram na tradicional decoração verde e amarela.

Diferente do que acontece em época de Copa do Mundo, por exemplo, as Olimpíadas parecem passar invisíveis aos olhos campo-grandenses. “Estou bem desanimada com esporte do Brasil. Só futebol, mas nem estão jogando nada, ainda mais nas Olimpíadas”, opina a vendedora Camila Arguelho, de 32 anos.

Ela não planeja assistir nenhuma modalidade, mas espera que a delegação traga muitas medalhas. “A gente é brasileiro né. Queremos ganhar”, afirma ao Jornal Midiamax.

olimpiadas
Torre Eiffel com os anéis olímpicos (Julián Polo, Olympics.com)

O ambulante Ednei de Andrea conta que não faz questão de assistir às competições, mas acompanha algumas modalidades pela internet. “Futebol das mulheres; o skate agora também é legal”, diz. Ele conta ainda que às vezes assiste aos vídeos no jornal ou na internet quando está em casa.

Apesar da abertura das Olimpíadas ser apenas nesta sexta, as provas já acontecem desde quarta-feira (24). Exceção em meio à maioria, a dona do lar Wanderleia Moreira, de 57 anos, diz que gosta de acompanhar e torcer quando está em casa. “Vejo sempre que dá, quando está passando na TV”, revela à reportagem.

Ela conta que gosta da variedade de modalidades que os Jogos Olímpicos têm. “Tem muito esporte diferente que a gente não vê muito; não é divulgado”, explica. Talvez o desânimo de muitos também seja reflexo da pouca representatividade sul-mato-grossense nas Olimpíadas.

olimpíadas
Rafael Silva disputa as Olimpíadas de Paris (Luiza Moraes, COB)

Apenas 1 atleta nas Olimpíadas

Rafael Silva, o ‘Baby’, é o único representante sul-mato-grossense nos Jogos Olímpicos. Natural de Campo Grande, Rafael participa de sua última Olimpíada. Outro campo-grandense famoso no circuito olímpico, Léo de Deus não foi convocado neste ano.

Experiente em Olimpíadas, Rafael conquistou medalhas de bronze nos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016, também na categoria +100 kg. As disputas do Judô começam no sábado (27). Entretanto, Rafael estreia apenas no dia 2 de agosto, quando entram no tatame os +100 kg masculino. No dia 3 de agosto, ele disputa novamente com a equipe mista.

Onde assistir aos Jogos Olímpicos?

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 acontecem até 11 de agosto na capital francesa. Durante 17 dias se realizam 329 eventos de medalhas espalhados pelo país. O Brasil estará representado por uma delegação de 274 atletas e disputa em 39 modalidades.

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 têm transmissão ao vivo pelo site Olympics.com. Horas de transmissões para que os fãs não percam nenhuma emoção. Todos os esportes terão exibição ao vivo, com exceção de 15 modalidades. Estas poderão ser vistas através de replays, que serão disponibilizados logo após o término dos eventos.

Além da transmissão do Olympics.com, os Jogos Olímpicos Paris 2024 irão passar no Brasil pela TV Globo, Sportv e CazéTV.

Conteúdos relacionados

Gabriel Araújo, Carol Santiago e Thalita Simplício