Estudantes de MS representam o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares na Colômbia

Evento contará com a participação de 232 brasileiros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
jogos sul-americanos
Estudantes-atletas competem na Colômbia (Arquivo, Fundesporte)

Estudantes-atletas de Mato Grosso do Sul integram a Seleção Brasileira que vai atuar nos Jogos Sul-Americanos Escolares, entre 1º e 11 de dezembro, em Bucaramanga, na Colômbia. O evento contará com a participação de 232 brasileiros, incluindo estudantes-atletas, comissão técnica, médicos, fisioterapeutas e equipe de liderança.

Entre as atletas convocadas está Janaina de Lima Colman, de 13 anos, natural de Ponta Porã, que competirá na prova de lançamento de martelo no atletismo. Beneficiária do programa Bolsa Atleta do Governo de MS e integrante do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), a atleta conquistou recentemente a medalha de ouro na modalidade nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) para estudantes de 12 a 14 anos, realizados em outubro, em Recife (PE).

“Pratico o lançamento de martelo há um ano e meio, e é minha paixão. Minha expectativa é bater meu recorde, disputar o pódio e representar bem o meu país”, afirma a jovem atleta.

Os Jogos Sul-Americanos Escolares reúnem atletas de 12 países, que competirão nas modalidades de atletismo, atletismo para pessoas com deficiência intelectual, natação, paranatação, judô, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, basquetebol 3×3, handebol, voleibol e futsal, tanto no masculino quanto no feminino. Mato Grosso do Sul, será representado por três atletas na competição internacional. 

jogos sul-americanos
Janain, Anna Clara e Maria Eduarda (Arquivo, Fundesporte)

Judô

A judoca Ana Clara Alegre, de 13 anos, representante de Aquidauana, também vai à Colômbia, levando na bagagem sete anos de dedicação ao judô. Neste ano, ela conquistou a medalha de ouro nos JEBs, resultado que garantiu sua classificação para a competição internacional.

Outra representante sul-mato-grossense será Maria Eduarda da Silva, de 14 anos, de Três Lagoas, também do atletismo, que disputará a prova dos 80 metros com barreiras. Maria, também beneficiária do Bolsa Atleta e participante do Prodesc, garantiu sua convocação ao campeonato sul-americano ao conquistar a medalha de prata no JEBs.

“A importância desse campeonato é dar visibilidade e novas oportunidades para atletas como eu. Minha expectativa é melhorar minha marca, ficar entre as oito melhores e, se Deus quiser, chegar ao pódio”, destaca Maria.

Delegada de modalidade

A diretora de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte, Karina Quaini, foi convidada pela CBDE para integrar a delegação brasileira como delegada de modalidade esportiva.

“Fui convocada pela CBDE e pela FEEMS (Federação de Esporte Escolar de Mato Grosso do Sul) devido à minha participação desde a primeira edição como chefe de delegação de Mato Grosso do Sul. A expectativa é de muito aprendizado; participar de um evento sul-americano certamente nos trará novos conhecimentos. É uma oportunidade de troca de experiências e de conhecer pessoas de outros 12 países do continente, o que nos enriquece muito”, ressalta Karina.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados