Corinthians pode ser punido por cabeça de porco jogada no campo contra o Palmeiras? Entenda
O caso aconteceu aos 28 minutos do primeiro tempo da vitória corintiana por 2 a 0, pelo Brasileirão
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Além da investigação policial sobre a cabeça de porco arremessada em campo durante o jogo entre Corinthians e Palmeiras, a situação pode render uma punição esportiva ao clube alvinegro. O caso aconteceu aos 28 minutos do primeiro tempo da vitória corintiana por 2 a 0, pelo Brasileirão.
O árbitro Wilton Pereira Sampaio registrou a situação na súmula. Segundo o registro, “foi arremessada uma cabeça de animal (porco) em direção ao campo de jogo, caindo sobre a linha da meta”. O juiz destacou que o objeto não chegou a invadir a área de jogo.
“Informo que esse objeto veio da torcida da equipe mandante que se encontrava atrás da meta”, diz a súmula, que cita ainda um copo plástico e um isqueiro jogado contra Raphael Veiga, posicionado para cobrar um escanteio naquele momento. “Cabe ressaltar que ambos os objetos não entraram no campo de jogo e não atingiram o referido atleta”, conclui o documento.
A súmula menciona, ainda, que a cabeça foi retirada por Yuri Alberto. “Eu quase quebrei o pé, pensei que era uma almofada e fui tirar com o pé para ir longe”, disse o atacante, autor do gol que fechou a vitória corintiana por 2 a 0. Depois, um funcionário a colocou atrás da placa de publicidade.
O lateral-direito Matheuzinho também pensou que se tratasse de uma almofada ou sacola. “É a primeira vez que passo por isso. Se deu sorte para nós, tem que trazer todo jogo”, brincou o jogador
Segundo apurou o Estadão, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ainda não começou a analisar o caso, mas irá tomar medidas a partir da súmula. O artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), prevê pena de multa de R$ 100 a R$ 100 mil para o arremesso de objetos no campo.
Ainda conforme a legislação, quando o caso for entendido como uma situação de “elevada gravidade” ou prejudicar o andamento da partida, o clube pode sofrer perda de mando de campo de uma a dez partidas.
Entretanto, o mesmo item do Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê isenção de responsabilidade do mandante se houver identificação e detenção dos autores do lançamento de objetos. “Sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade (do clube)”, diz o terceiro parágrafo do artigo 213.
A Polícia Civil já registrou o caso por meio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade). Dois torcedores que arremessaram uma sacola plástica com a cabeça de um animal em direção ao gramado foram identificados. Eles foram detidos e autuados por provocação de tumulto e encaminhados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim), onde foi registrado um Termo Circunstanciado (TC). A investigação também requisitou as imagens das câmeras de segurança ao clube para esclarecer a dinâmica do ocorrido.
A polícia também procura Rafael Modilhane, suspeito de ter comprado a cabeça de porco e ser o artífice da provocação ao Palmeiras. Cerca de cinco horas antes do clássico, o próprio torcedor gravou e publicou imagens de si adquirindo o pedaço do animal em um açougue e avisando sobre o que faria.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Motorista perde controle na curva e bate em muro de garagem de carros em Campo Grande
- Servidores públicos de MS recebem décimo terceiro nesta segunda-feira
- Duas atletas de futsal morrem em acidente entre carreta e ônibus na BR-163
- Polícia encontra carcaça de cachorro mutilado e 3 cães abandonados em meio às fezes em Campo Grande
Últimas Notícias
Baseado em histórias reais, espetáculo Terra Brava acontece esta semana com workshops gratuitos em Campo Grande
Além da peça Terra Brava, a Cia Apoema oferecerá workshops gratuitos em Campo Grande, explorando a união entre circo e teatro.
Justiça nega pedido e mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
Defesa havia pedido pela liberdade provisória do militar alegando que ele agiu em legítima defesa
Convênio vai mapear aldeias e oferecer capacitação para indígenas e quilombolas
Os acordos foram assinados entre o Governo de Mato Grosso do Sul, a Embrapa e o Sebrae
‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
Jornalista que dirigia carro que causou acidente aguarda data para ser julgado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.