Brasil teve segunda melhor participação da história em Jogos Olímpicos em Paris

Jogos Olímpicos Paris 2024 encerram neste domingo com grande festa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
jogos olimpicos
Duda e Ana Patrícia levaram a bandeira do Brasil (Alexandre Loureiro, COB)

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 chegaram ao fim oficialmente neste domingo (11) e o Time Brasil foi bem representado no desfile puxado pelas campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia, porta-bandeiras inéditas e históricas, uma vez que se tornaram a primeira dupla feminina a conduzir a bandeira brasileira em uma Cerimônia dos Jogos.

Os Jogos de Paris foram marcados pelo protagonismo feminino da delegação brasileira desde o início, uma vez que as mulheres representaram 55% do Time Brasil, um marco histórico. Além disso, das 20 medalhas brasileiras nos Jogos Olímpicos Paris 2024, 12 foram femininas, inclusive as três de ouro, com Duda e Ana Patrícia, no vôlei de praia, Rebeca Andrade, no solo da ginástica artística, e Beatriz Souza, no judô.

O Brasil ainda se despede de Paris com a segunda melhor campanha da história ao conquistar três medalhas de ouro, sete de prata e 10 de bronze. O desempenho foi superior ao da Rio 2016 em número total de medalhas (19) e atrás apenas de Tóquio 2020 (21). Além disso, a delegação brasileira se confirmou no top-20 do número de ouros e top-15 no quadro geral de medalhas.

brasil
Time Brasil (Alexandre Loureiro, COB)

Toda essa conquista foi celebrada pela delegação do Time Brasil que participou da Cerimônia de Encerramento. Esta, por sua vez, foi marcada por homenagens, como a feita para a origem dos Jogos, na Grécia. A estátua da deusa Nike, que simboliza a vitória, deu a deixa para a condução de uma dança contemporânea que pouco a pouco formou os aros olímpicos, em um dos momentos marcantes da festa.

Festa de encerramento

O tom da cerimônia foi o destaque para os grandes atores dos Jogos Olímpicos, os atletas. Num momento de celebração, os membros das 205 delegações foram convidados para subirem ao palco e celebrarem com muita música, conduzida pela banda francesa Phoenix.

Outro ponto marcante do espetáculo veio com a passagem de bastão para os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028. A cidade americana se apresentou novamente para o mundo olímpico (foi sede também em 1984) dando uma prévia de sua cultura esportiva e criativa.

Tom Cruise, astro de Hollywood, centro das produções cinematográficas mundiais, desceu de rapel do topo do Stade de France para receber a bandeira olímpica e conduzi-la, em uma passagem real e de cinema, até Los Angeles. E, claro, teve momento de celebração, com a banda californiana Red Hot Chili Peppers, Billie Eilish e o rapper Snopp Dogg, que fizeram um show virtual direto da praia de Venice, em LA.

O “grand finale” do evento foi o apagar da chama olímpica. Silenciosamente, o fogo, trazido em uma pequena lamparina, foi apagado por uma comitiva de atletas internacionais. Desapareceu por completo, mas sem deixar de nos dar a certeza de que, daqui a quatro anos, nós o reencontraremos novamente.

Conteúdos relacionados