Paralimpíadas Escolares de MS mobiliza mais de 100 atletas neste fim de semana

Ao todo são mais de 300 pessoas envolvidas na competição

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
paralimpíadas
Ao todo são 138 atletas inscritos (Foto: Divulgação/ Saul Schramm/ Governo de MS)

A 12ª edição das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul vai mobilizar mais de 100 estudantes-atletas, a partir desta sexta-feira (30), em Campo Grande. Serão quatro modalidades neste ano.

São elas: atletismo, bocha paralímpica, parabadminton e tênis de mesa. No total, são 41 no feminino e 98 no masculino, com deficiências física, intelectual e visual, na faixa etária de 11 a 18 anos (divididas em sub-14, sub-16 e sub-18).

A competição é organizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

paralimpíadas
Neste ano, competição tem representantes de 11 cidades (Foto: Divulgação/ Saul Schramm/ Governo de MS)

Recorde de municípios

Nesta edição, as Paralimpíadas Escolares bateram recorde de municípios inscritos. Ao todo, 11 serão representados: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia e Três Lagoas.

Aproximadamente 300 pessoas estão envolvidas no evento, somando-se atletas, técnicos e auxiliares, membros de estafe (acompanhantes, tappers), arbitragem, equipe de saúde, classificadores funcionais e voluntários.

Modalidades

O parabadminton abrirá a competição. As disputas da modalidade começam e terminam nesta sexta-feira (30), com partidas a partir das 18h, na Escola Estadual Arlindo Andrade Gomes. As demais modalidades têm início neste sábado (1º), às 8h.

O atletismo terá provas no Parque Olímpico Ayrton Senna. Já a bocha paralímpica e o tênis de mesa acontecem na sede central da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (Sede do centro).

No atletismo e na bocha paralímpica, os participantes buscam classificação à fase regional 3 – Centro-Oeste das Paralimpíadas Escolares, organizada pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), que terá Brasília (DF) como sede, entre 29 de agosto e 2 de setembro.

Já os melhores do tênis de mesa e parabadminton asseguram vaga direta à etapa nacional, que tradicionalmente é organizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), e neste ano ocorrerá de 27 de novembro a 2 de dezembro.