Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem em MS recebe 60 atletas nas corredeiras em Aquidauana
Calendário nacional da canoagem descida deste ano contou com a primeira etapa em Indaial (SC), no estilo clássico
Fábio Oruê –
Conhecido por suas belezas naturais, com serras, rios e morros, o distrito de Piraputanga, em Aquidauana, vai receber a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida, na modalidade sprint (provas de velocidade nas corredeiras), neste final de semana, entre 4 e 6 de agosto.
Um dos principais destinos de turismo de aventura e contemplação do Estado, a Estrada Parque de Piraputanga será palco do campeonato, com disputas nas corredeiras do Serrano.
“Aquidauana sempre foi um celeiro de atletas na canoagem descida, formando inúmeros campeões da modalidade, inclusive eu que sou daqui”, diz o o presidente da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), Rafael Girotto, que é sul-mato-grossense e canoísta há mais de 10 anos.
A competição é organizada pela CBCa, em parceria com a FCaMS (Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul), e conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e também Fema (Fundação de Esporte do Município de Aquidauana).
A etapa terá a presença de canoístas de seis estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A expectativa da Confederação é de que participem cerca de 60 atletas.
Multicampeões brasileiros em MS
A competição reunirá multicampeões brasileiros e que já integraram, em diversas ocasiões, a seleção verde e amarela, não só na modalidade descida. Entre os principais nomes estão Daniel Hayashi (Mato Grosso do Sul), Pedro Aversa (São Paulo) e André Luiz de Paula (Paraná).
“Mato Grosso do Sul já está no roteiro, porque tem todos aspectos naturais que caracterizam campeonatos de canoagem. Além de movimentar o ecoturismo, com as belas paisagens de Piraputanga, o evento é um atrativo para a economia local e também à gastronomia”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.
Ao todo, são quatro categorias em disputa: K1 (caiaque), turismo open, duck e creek (embarcações para corredeiras), nos gêneros feminino e masculino, nas classes júnior, sênior, máster A (35 a 44 anos) e máster B (acima de 45 anos). Segundo a CBCa, na corredeira as provas terão percursos de 200 a 500 metros.
O calendário nacional da canoagem descida deste ano contou com a primeira etapa em Indaial (SC), entre os dias 23 e 25 de junho, no estilo clássico (provas mais longas, com percurso de três a cinco quilômetros). Agora, a etapa sul-mato-grossense definirá os campeões gerais.
Programação completa
Sexta-feira – 4/8
- 9h às 17h – Treinos livres
- 8h30 às 16h – Curso de iniciação à canoagem – Águas Brancas (local a confirmar)
- 18h30 – Congresso técnico – Local: alojamento da Escola Municipal Antonio Santos Ribeiro
Sábado – 5/8
- 8h30 às 11h30 – Curso de iniciação à canoagem – Águas Brancas (técnicas de corredeiras para a canoagem descida, slalom e kayak extremo)
- 8h30 às 17h – Treinos livres
- 18h00 – Divulgação da lista de largada (startlist).
Domingo – 6/8
- 9h30 – Largada da primeira descida
- 10h30 – Largada da segunda descida
- 11h30 – Término das provas
- 12h – Início da cerimônia de premiação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.