Pular para o conteúdo
Esportes

Cruzeiro domina, supera Grêmio e fatura 1ª vitória no retorno à Série A

Ambos os times voltaram a disputar a Série A neste ano, ainda sob certa desconfiança dos seus torcedores
Agência Estado -
cruzeiro
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação/Cruzeiro)

Após longos 42 meses, o enfim voltou a vencer na Séria A do Campeonato Brasileiro. O triunfo sobre o Grêmio, por 1 a 0, foi conquistado na noite deste sábado, com direito a recorde de público para o time no ano, na Arena Independência, incluindo a presença de Ronaldo nas tribunas.

O time mineiro não vencia um jogo na primeira divisão desde outubro de 2019, quando superou o Botafogo por 2 a 0, fora de casa, pela 29ª rodada do Brasileirão daquele ano. Nas últimas três temporadas, a equipe cruzeirense disputou a Série B. E, na rodada de abertura do Brasileirão deste ano, o Cruzeiro foi batido pelo Corinthians, fora de casa.

Os três primeiros pontos na tabela vieram com uma vitória cujo placar não refletiu o domínio em campo sobre o Grêmio. O time gaúcho, que venceu o Santos na estreia, só levou perigo nos 10 minutos finais da partida, em mais uma atuação de Suárez abaixo do esperado. O destaque gremista foi o goleiro Gabriel Grando, que evitou uma potencial goleada.

Cruzeiro e Grêmio entraram em campo neste sábado em busca da vitória e da afirmação. Ambos os times voltaram a disputar a neste ano, ainda sob certa desconfiança dos seus torcedores. Do lado cruzeirense, o técnico Pepa fez sua “estreia” em casa, sem surpresas na escalação. Pela equipe de , com desfalques, Renato Gaúcho surpreendeu ao escalar Gabriel Grando, sem jogar há quase três meses, no lugar do então titular Adriel.

A aposta do treinador trouxe resultados no primeiro tempo. Grando foi o melhor jogador do Grêmio na etapa inicial, com ao menos duas intervenções decisivas. O goleiro foi a solução diante da fragilidade da defesa gremista, que cedia mais espaços que o esperado. Mesmo assim, com evidente superioridade, o Cruzeiro não conseguiu abrir o placar no primeiro tempo.

O confronto foi truncado até os 25 minutos, quando a insistência do time mandante começou a encontrar brechas na então forte marcação gremista. Foram oportunidades em lances de bola parada, finalizações de longa distância e boas trocas de passe por ambos os lados do campo.

O melhor momento da etapa aconteceu entre os 28 e os 30 minutos, com chances de gol em série para o time mineiro. Gilberto e Bruno Rodrigues, duas vezes, desperdiçaram boas oportunidades. Do outro lado, o Grêmio tinha dificuldade para sair para o jogo, deixando Suárez isolado no ataque, assim como aconteceu na rodada de abertura do Brasileirão, contra o Santos – na ocasião, o time gaúcho venceu, mas foi dominado pelo rival durante boa parte do confronto.

O segundo tempo começou no mesmo ritmo. O Cruzeiro perdeu grande chance aos 2, quando Richard Coelho finalizou quase dentro na pequena área. Grando, à queima-roupa, fez a defesa. Na sequência, Gilberto perdeu duas chances, uma delas, aos 10, praticamente da marca do pênalti.

A pressão cruzeirense aumentava mais uma vez, ainda mais intensa do que no primeiro tempo. Aos 18, Grando pouco pôde fazer para evitar o gol. Após cobrança de escanteio na área, Bruno Rodrigues pegou de primeira e encobriu o goleiro gremista.

O gol obrigou o Grêmio a buscar mais o ataque e o confronto se tornou mais aberto e franco. Lances mais ríspidos e cartões amarelos em série eram um retrato do duelo pegado, sem bola perdida. Suárez, maior aposta gremista, voltou a ter dificuldades, como aconteceu diante do Santos, quando até perdeu um pênalti.

Neste sábado, ele desperdiçou boas jogadas e até falhou no domínio de bola. Sua melhor oportunidade foi justamente a primeira da partida nos instantes iniciais, quando exigiu boa defesa de Rafael Cabral. Na etapa final, criou bom momento aos 29, em bate-rebate na área cruzeirense que parou novamente em Cabral.

Os dois times voltam a campo no meio de semana pela do Brasil, para jogos da volta da terceira fase. No sábado, o Cruzeiro vai visitar o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão. O Grêmio também jogará longe de casa, contra o , no domingo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pit bull é morto a facadas após invadir residência no Jardim Noroeste

De técnico a operador, Suzano está com seis processos seletivos abertos para MS

MP da França investiga X, de Musk, por suposta fraude e adulteração de dados

Dia Nacional da Alfabetização é lembrado neste domingo (14)

Brasil não atinge meta de alfabetização de crianças

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Prefeitura pede na Justiça prazo maior para analisar perícia do Consórcio Guaicurus

Prefeita Adriane Lopes

Asfalto para bairros com cascalhamento será prioridade de Adriane em 2025

camila jara bolsonaro

Camila Jara denuncia Jair e Eduardo Bolsonaro à PGR por ações contra a ‘soberania nacional’

Últimas Notícias

Brasil

VÍDEO: Equipe da Band é atacada durante cobertura de protesto em Paraisópolis

Veiculo usado pelos profissionais foi alvo de socos e quase tombado

Polícia

Foragido, médico é preso por tráfico de drogas e ameaça policiais no interior de MS

Casa do médico e esposa seria boca de fumo em Aquidauana

Cotidiano

MS tem 151 mil pessoas morando em áreas de conservação ambiental dentro das cidades

APA do Córrego Lajeado, em Campo Grande, é a área de conservação mais habitada de MS

Brasil

Carla Zambelli promete devolver apartamento funcional, mas terá que pagar multa por atraso

Valores serão descontados da folha de pagamento