O sorteio dos grupos da no Catar, em 2022, aconteceu nesta sexta-feira (1°), no país-sede. O Brasil caiu no grupo G e terá como adversários a Sérvia, Suíça e Camarões.

A seleção estreia em 24 de novembro contra a Sérvia, depois encara a Suíça dia 28 e por fim encerra com Camarões, em 2 de dezembro. Os horários ainda não estão definidos.

A Copa do Catar será realizada de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022. O jogo de abertura será entre Qatar e Equador, às 6h (no horário de MS).

Antigos rivais

A seleção brasileira já teve confronto com a Sérvia e Suíça, nesta mesma fase, na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Na ocasião, empatou com a Suíça e venceu a Sérvia. O outro adversário de quatro anos atrás foi a .

Agora com o grupo definido, a comitiva da Seleção Brasileira que se encontra no Catar, formada por Juninho Paulista (Coordenador de Seleção), Tite (Técnico), Cléber Xavier (Auxiliar técnico), Luis Vágner (Gerente), Correia (Administrador) e Aloísio Rocha (Chefe de Segurança), seguirá no país sede da Copa do Mundo para realizar vistorias nos estádios que receberão jogos do Brasil.

Nos próximos dias, a comitiva também visitará a Casa da Seleção Brasileira em Doha. A ideia é acompanhar o andamento dos preparativos para receber a equipe em novembro, quando a delegação desembarcará no Catar para a disputa do Mundial.

Grupos

As equipes foram divididas em quatro potes de acordo com a posição de cada seleção no ranking da Fifa. O Brasil estava no pote 1, junto aos demais cabeças de chave, e lidera o ranking.

Vale ressaltar, segundo a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que o Brasil é quem mais figurou nesta posição ao longo da história dos Mundiais, sendo considerada uma cabeça de chave em 20 ocasiões. e Itália, com 15 vezes cada uma, e Argentina, com 14, vêm na sequência. 

Ainda restam três vagas na Copa, que serão preenchidas em confrontos de repescagem. Os duelos da repescagem são: Costa Rica x Nova Zelândia, Austrália ou Emirados Árabes Unidos x e País de Gales x Escócia ou

Nas duas primeiras rodadas da primeira fase, os horários de jogos são 7h, 10h, 13h e 16h, sempre de Brasília. Já a última rodada dos grupos ocorre às 12h e às 16h

Veja os grupos da Copa do Mundo de 2022:

Grupo AGrupo BGrupo CGrupo D
CatarInglaterraArgentinaFrança
EquadorIrãArábia SauditaVencedor de Austrália ou Emirados Árabes Unidos x
SenegalEstados UnidosMéxicoDinamarca
HolandaVencedor de Escócia ou Ucrânia x País de GalesPolôniaTunísia
Grupo EGrupo FGrupo GGrupo H
EspanhaBélgicaBrasilPortugal
Vencedor de Costa Rica x Nova ZelândiaCanadáSérviaGana
AlemanhaMarrocosSuíçaUruguai
JapãoCroáciaCamarõesCoreia do Sul