Tem mundial? Fifa reconhece título do Palmeiras durante entrevista com jogador

Entidade afirma que Palmeiras e Corinthians possuem um título mundial cada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O Palmeiras entra em campo, nesta terça-feira (8), para disputar a semifinal do Mundial de Clubes contra o Al Ahly. Apesar da aguarda partida, outro assunto, já antigo, se tornou assunto nas redes sociais do país: o título mundial do alviverde de 1951.

Vítima de chacota de outras torcidas por não possuir um título mundial em sua histórico, o Palmeiras alega que a competição internacional conquistada em 1951 deve ser reconhecida como mundial, algo nunca oficializado pela FIFA. Até agora, de certa forma.

Uma entrevista divulgada pela entidade com o atacante palmeirense Rony se tornou alvo de especulações de diversas trucidadas de clubes brasileiros. Ao utilizar a rivalidade entre Palmeiras e Corinthians, a própria FIFA afirmada que as equipes possuem um mundial de clubes cada. A perguntou repercutiu além da resposta e trouxe o assunto à tona mais uma vez.

Vale lembrar que o campeonato conquistado pela equipe em 1951, chamado de Copa Rio, contava com os melhores clubes do mundo, ou seja, um campeão de cada país. O clube brasileiro já pediu à FIFA o reconhecimento do campeonato como mundial, mas o pedido não foi aceito. Em listas oficiais e no próprio site, a entidade não classifica o título conquistado na época como mundial.

A entidade reconheceu publicamente como campeões mundiais os times que venceram a antiga Copa Intercontinental, também chamada de Mundial de Interclubes. O troneio foi disputado entre 1960 a 2004 entre campeão da Libertadores e campeão europeu.

Com isso, quatro clubes ganharam o status de campeão mundial: Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo. O Palmeiros ficou fora da lista, portanto sem reconhecimento oficial de campeão mundial, até a pergunta realizada para Rony.