A 4ª etapa da Copa , que aconteceu neste fim de semana, foi marcada por goleadas.  , Camapuã, Chapadão do Sul, , e Paraíso das Águas disputaram vagas na próxima etapa da competição.

A rede balançou 28 vezes no Estádio Joaquim Faustino Rosa, o ‘Carecão', onde os jogos aconteceram. Em número de gols, essa etapa só fica atrás da anterior, que foi realizada em Sidrolândia e somou 36 gols – o maior número até então.

Por ordem de classificação, Camapuã, e Figueirão garantiram suas vagas na 2ª fase do campeonato após os seis jogos realizados no fim de semana.

Jogando em casa, Camapuã abriu a rodada com uma goleada de 6×0 contra Paraíso das Águas. No segundo confronto do dia, Água Clara derrotou Figueirão por 2 a 0, e na sequencia Chapadão do Sul levou a melhor na cobrança de pênaltis ao derrotar Costa Rica por 5×4, após empate em 0x0 no tempo normal de jogo.

Iniciando os jogos da tarde, Figueirão venceu Paraíso das Águas por 5×2. Na quinta partida do dia Costa Rica se recuperou e goleou Água Clara por 4×0, garantindo vaga na próxima fase.

Fechando a rodada, Camapuã mais uma vez faz bonito em casa, vencendo com uma goleada de 5×0 a equipe de Chapadão do Sul. Conforme regramento da competição, os confrontos serão definidos em sorteio, que será realizado em campo. A Copa Assomasul terá cinco fases com a final marcada para o dia 5 de novembro.

Com o resultado, os classificados se juntam as equipes de Aquidauana, Nioaque, Corumbá, Rochedo, Bandeirantes, Jaraguari, Miranda, Sidrolândia e Campo Grande que já garantiram suas vagas nas rodadas anteriores da Copa Assomasul.

Próximas etapas da Copa Assomasul serão em:

5ª etapa – 04/06/2022 – Aparecida do Taboado

Participam: Aparecida do Taboado (sede), Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas.

6ª etapa – 11/06/2022 – Porto Murtinho     

Participam: Aral Moreira, Bela Vista, Bonito, Caracol, Jardim e Porto Murtinho (sede).

7ª etapa – 25/06/2022 – Coxim

Participam: Alcinópolis, Coxim (sede), Pedro Gomes, Rio Verde, Sete Quedas e Sonora.

8ª etapa – 02/07/2022 – Tacuru

Participam: Amambai, Antônio João, Ladário, Paranhos, Ponta Porã e Tacuru (sede).

9ª etapa – 09/07/2022 – Taquarussu

Participam: Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã, Nova Andradina, Santa Rita do Pardo e Taquarussu (sede).

10ª etapa – 10/07/2022 – Jateí

Participam: Deodápolis, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí (sede), Novo Horizonte do Sul e Rio Brilhante.

11ª etapa – 16/07/2022 – Vicentina

Participam: Caarapó, Douradina, Dourados, Juti, Nova Alvorada do Sul e Vicentina (sede).

12ª etapa – 17/07/2022 – Itaquiraí

Participam: Angélica, Eldorado, Itaquiraí (sede), Japorã, Mundo Novo e Naviraí.

Além de troféus e medalhas para as quatro primeiras equipes e para o artilheiro e goleiro menos vazado, esse ano o grande campeão ganhará uma arena com quadra de futebol sintética.

Ranking dos Campeões

Atualmente o ranking dos campeões da Copa Assomasul está assim: Maracaju (4 títulos), Antônio João (2), Sidrolândia (2), Aquidauana (1), (1), Campo Grande (1), Corumbá (1), Dois Irmãos do Buriti (1), Iguatemi (1), Jardim (1), Porto Murtinho (1) e Tacuru (1).

A Copa Assomasul de Futebol é um evento esportivo tradicional e de sucesso promovido a cada ano pela diretoria da entidade com a participação de funcionários das prefeituras, Câmaras de Vereadores e secretários municipais, além de alguns prefeitos que entram em campo por suas equipes.