Palmeiras supera pênalti perdido por Veiga e ganha 6º jogo seguido do Santos
O Palmeiras é o líder provisório do Campeonato Brasileiro
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Palmeiras é o líder provisório do Campeonato Brasileiro. Com uma vitória difícil diante do Santos por 1 a 0 neste domingo, na Vila Belmiro, a equipe alviverde chegou aos 15 pontos e agora “seca” o arquirrival Corinthians, que ainda joga neste domingo diante do América-MG. Foi o sexto triunfo seguido da equipe diante do rival.
Depois de um início irregular, a equipe que fez a melhor campanha da história da fase de grupos da Libertadores já está entre os líderes do torneio. O Palmeiras não perde há 14 jogos na melhor série com Abel Ferreira.
O gol da vitória foi do zagueiro Gustavo Gómez, após cobrança de escanteio com desvio em Lucas Pires aos 34 do segundo tempo. O meia Raphael Veiga desperdiçou um pênalti pela primeira vez em sua passagem pelo clube alviverde. Até o jogo de hoje, ele havia convertido 24 penalidades.
O Santos, que chegou a liderar a competição, não vence há três rodadas – antes do clássico, o time havia perdido para o Goiás e empatado contra o Ceará. Diante do Palmeiras, o jejum é bem maior. Desde 2019, o time da Vila Belmiro não vence o rival. Já foram nove jogos.
Desfalcado pelas convocações da data Fifa, entre elas, a de Danilo, o motor do meio-campo que foi para a seleção brasileira, o Palmeiras teve de buscar alternativas. Uma delas foi atacar pela direita, com Marcos Rocha, Dudu e Veiga, recuperado da contaminação por Covid-19. O time ficou com a bola, mas faltou efetividade. Também funcionou pouco a opção de Rony como atacante centralizado. Encaixotado por zagueiros altos, o camisa 7 quase não finalizou. Tecnicamente, não foi uma grande jornada. Aos 46, Rony finalizou por cima após bela enfiada de Marcos Rocha.
O Santos foi paciente, como pediu o técnico Fabián Bustos no início do jogo, e apostou no lado direito como mina de ouro. O lateral Lucas Pires explorava os avanços de Marcos Rocha e a cobertura deficiente de Gabriel Menino. Com boa movimentação, a equipe conseguiu duas boas chances. Após bate-rebate na área, Sandry chuta por cima aos 10 minutos. Aos 21, Baptistão ganhou de Murilo e conseguiu finalizar para boa defesa de Lomba.
O time também levou perigo pelo meio. O grande motivo de dor de cabeça da defesa palmeirense foi Marcos Leonardo. Com grande mobilidade, o atacante confundia os marcadores e abria espaço para quem vinha de trás. Ou ele mesmo finalizava. No final do primeiro tempo, ele marcou, mas o árbitro de vídeo flagrou – corretamente – falta do ataque santista no início do lance. Mesmo com três volantes, o time conseguiu bloquear os meias alviverdes e conseguiu criar. As oportunidades evidenciaram como a objetividade deixou o time santista mais perto do gol.
O Santos continuou mais presente no ataque, mais vertical, mas as chances reais se tornaram mais raras. Em um lance esporádico, o Palmeiras teve a chance de abrir o placar. O lateral Marcos Rocha sofreu pênalti de Fernández. Aos 27 minutos, Raphael Veiga cobrou e perdeu ao acertar a trave. O meia havia convertido 26 pênaltis seguidos até perder neste domingo. O último perdido pelo meia foi em 26 de julho de 2018, quando defendia o Athletico-PR.
O Palmeiras não se abateu emocionalmente. Mesmo sem uma atuação brilhante, a equipe abriu o placar em uma cobrança de escanteio. O capitão Gustavo Gómez cabeceou e marcou após desvio em Lucas Pires aos 34 do segundo tempo.
O Santos também se recuperou emocionalmente e teve chances para empatar, mas esbarrou na boa atuação do goleiro reserva Marcelo Lomba. Com duas grandes defesas, uma delas após bela finalização de Goulart, o reserva segurou a pressão. O Palmeiras encontra soluções mesmo nos momentos mais difíceis.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.