O indígena sul-mato-grossense Yuri Moreira Benites, de 16 anos, conquistou mais uma vez, no último fim de semana, medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-20 de Atletismo, na prova de lançamento do dardo, Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. O atleta registrou a marca de 59,36 metros na competição nacional.

Guarani-kaiowá e morador da aldeia de Amambai, Yuri faz parte do quadro de beneficiários do programa Bolsa Atleta da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de ). Ele descobriu o na Indígena Mbo'eroy Guarani Kaiowá, com o professor Miller Borvão Samorio, por meio do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), que é desenvolvido junto com a SED (Secretaria de Estado de Educação).

“Toda vez que o Yuri participa de alguma competição, temos a certeza de que voltará premiado”, afirma o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. “É um atleta que acompanhamos de perto, orgulhosos, e que sempre leva o nome de Mato Grosso do Sul para todo o Brasil”.

Ao todo, campeonato nacional reuniu, em três dias de competições, 700 atletas de 125 clubes de 23 estados e do Distrito Federal, de acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo, organizadora do evento. No pódi9o também foram vencedores os atletas: Arthur Monteiro Curvo, de Mato Grosso, em primeiro lugar, com 61,94 metros; e Davi Gabriel Rosa, de Santa Catarina, com prata por 61,16 metros.

Outros cinco atletas representaram o Estado na competição o Brasileiro Sub-20: Ana Gabrieli Silva (1.000 e 5.000 m), da APM Sebastião de Paula; Ariel Aldana Escobar (100 e 200 metros) e Igor Cardenas (800 e 1.500 metros), da Apev/Ponta Porã); Ana Laura Cordeiro (400 e 800 metros) e Camila Ramos (lançamento do disco), da  ATA/Três Lagoas.