Lago do Parque das Nações, em , vai ser palco para 48 paratletas na 1º etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem, nesta sexta-feira (25) e sábado (26).

Segundo o presidente da CBCa (Confederação Brasileira de ), Rafael Girotto, esta competição é a mais importante do ano.

“É o evento que seleciona os atletas para os eventos internacionais, onde ele vão disputar bolsas, vagas olímpicas. Então assim, esse evento os atletas obrigatoriamente tem que vir”, disse ele, durante coletiva na tarde desta quinta-feira (24).

O local escolhido, o lago das Nações Indígenas, já é um velho conhecidos dos atletas, paratletas e praticantes da canoagem de Mato Grosso do Sul.

É um lago que serve tanto para a competição, quanto para o treino, principalmente porque ele atende as questões paraolímpicas”, comentou. No parque foi montada uma raia de 200 metros.

A paracanoista Mari Santilli, de Curitiba, elogiou o Parque das Nações e a pista montada, mas sentiu falta de uma área da aquecimento. “O local é bem bonito, a única coisa que a gente vai sentir um pouco de falta é de uma área para fazer um aquecimento para se preparar para a prova”, comentou.

Coletiva com atletas na de Paracanoagem (Atletas da Paracanoagem vão disputa Copa do Brasil (Foto: Fábio Oruê/ Jornal Midiamax)

Nos próximos dois dias Campo Grande vai receber 48 paratletas – 14 mulheres e 34 homens – de quatro estados (MS, PR, MG e RJ) e do Distrito Federal.

Os paraesportistas vão buscar classificação para a Copa do Mundo a o Campeonato Mundial de Paracanoagem, que acontecerão, respectivamente, em Poznan (Polônia), de 26 a 29 de maio, e Halifax (Canadá), entre os dias 3 e 7 de agosto.

Serão disputadas oito categorias, sendo o KL1, KL2, KL3, VL1, VL2, VL3, KLT1 e KLT2, elas são divididas de acordo com o nível de comprometimento do atleta para tornar sempre a competição mais igualitária possível, por isso o evento conta sempre antes com uma equipe de classificação funcional para fazer a avaliação dos competidores.

Chuva

A previsão do tempo indica uma virada de tempo nesta sexta, com probabilidade de chuva, ventania e até granizo, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Porém, conforme Girotto, a chuva em Campo Grande não deve atrapalhar o cronograma da competição.

“Nós temos um tempo de competição bastante grande, então a gente pode colocar alguns intervalos. Isso já foi pensado para caso aconteça alguma coisa. Também tem o domingo, caso seja necessário”, explicou ele.