Mariana Mayumi Shiguematsu Yassud, de 12 anos, e Erik Kazuhiro Shikasho, de 14, irão disputar o Campeonato Brasileiro 2022 de Xadrez, em , que acontece entre 16 e 19 de junho.

Mayumi é 3ª colocada no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar — promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez —, Campeã da IV Copa Brasil de Xadrez Escolar, na categoria Sub-12, Vice-Campeã da IV Copa Brasil de Xadrez, em Bauru (SP), e Campeã da IV Copa Brasil de Xadrez Escolar 2021.

“Acredito que nesse torneio eu consiga ir muito bem porque estou motivada. Esse torneio vale ponto para torneio internacional”, disse.

Já Erik iniciou no xadrez em 2015, na Municipal Nagen Jorge Saad, em , através de um projeto da prefeitura.

“O auxílio é um grande incentivo à modalidade, cria possibilidades de intercâmbio técnico com enxadristas dos grandes centros e competições de alto nível, e também propicia crescimento técnico de toda comunidade desportiva local”, pontua.

Erik é vice-campeão do III Etapa do Circuito Estadual de Xadrez Escolar Sub 12, Campeão sub 12 Super Circuito Estadual de Xadrez — Ritmo Clássico, que aconteceu em Ponta Porã, 5° lugar sub12 e sub14 nos Jogos Escolares da — Ritmo Clássico, em Blumenau (SC) e 3° lugar Geral — Ritorna no Torneio de Xadrez Blitz, em Campo Grande.

Auxílio Atleta de Campo Grande

Mariana e Erik são beneficiários do Auxílio Atleta, que surgiu por meio da Lei nº 6.754, de 20 de dezembro de 2021. Para receber o recurso, o atleta deve ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir mínima de oito anos, residir no município há mais de um ano e estar em plena atividade esportiva para participar de competições.

O requerimento de concessão deverá ser apresentado à Funesp (Fundação Municipal de Esporte) com até 60 dias de antecedência da competição. Devem ser anexados documentos que comprovam a condição de atleta, calendário do evento, relação dos gastos e comprovante de matrícula em instituição de ensino (para atletas menores de 18 anos).

O valor máximo de custeio de despesa por atleta é de 5 mil reais. Para saber a lista completa de documentos basta clicar aqui.