O , em , recebeu novamente a prova do Rali de após hiato de 29 anos, marcando o reencontro de várias gerações de canoístas, neste domingo (15). O Campeonato teve início em 1989, mas seu fim veio em 1993, após cinco edições.

O domingo amanheceu nublado e fazendo 17ºC, com o Rio Formoso recebendo água turva depois de um forte temporal na véspera da prova. Mas a ausência da água transparente não tirou o brilho do evento.

“O rio e esse lugar são lindos de qualquer jeito”, resumiu o presidente da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), Rafael Girotto, de 32 anos, que também competiu. “Eu queria sentir essa emoção, é uma prova diferente, o rio estava cheio e exigiu muito”, citou.

Guardião das águas

O Rali de Bonito foi realizado num percurso de quatro quilômetros, entre o Hotel-Fazenda Cachoeira e o Eco Park Porto da Ilha (antiga Ilha do Padre), com correnteza forte e quatro cachoeiras para transpor.

O evento contou com a participação de 10 equipes do Estado e uma de Piracicaba (SP), totalizando 33 atletas, e apoio da (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

(Foto: Chico Ribeiro/Divulgação)

Dentre os canoístas veteranos a completar a prova, destaque para José Siqueira Loureiro (Zelão), de 72 anos, de Campo Grande. Professor de educação física aposentado, ele disputou algumas etapas na década de 1990 e se sentiu realizado em voltar ao Rio Formoso.

“Reabriram o rali e estamos aproveitando o momento para o reencontro com esse lugar lindo, valeu a pena, é muita emoção”, comentou.

O vice-prefeito de Bonito Juca Ygarapé (PL) lembrou que foi vice-campeão brasileiro da competição realizada em 1992, integrando a equipe bonitense os canoístas Fernando Monteiro e Jones Xavier. “A canoagem faz parte do nosso meio ambiente, pois o canoísta é o guardião dessas águas”, pontuou. “Digo mais: Bonito tem tudo ver com esse esporte”, finalizou.

De volta ao Rio Formoso

A prova de Bonito não valeu pontos para o Campeonato Estadual e foi aberta, contando com a presença de uma equipe de São Paulo, campeã de uma das cinco categorias disputadas. O objetivo principal da competição foi anunciar que o rali está de volta e a partir de 2023 deverá valer ponto para o ranking brasileiro, aposta Gustavo Figueiró, presidente da federação estadual. O dirigente também competiu e foi campeão na equipe de Girotto, da CBCa.