Copa do Mundo 2022 começa neste domingo, 20, a partir das 11h (horário de Mato Grosso do Sul), no Estádio Al Bayt, em Al Khor, no Catar, com os tradicionais shows de abertura, seguidos da primeira partida do Mundial. Às 12h, os anfitriões vão duelar com a seleção do Equador, em partida jogo pela 1ª rodada do Grupo A. O ator Morgan Freeman apareceu na abertura do evento.

O evento pode ser acompanhado aqui, pelo Youtube, ou pelo serviço de streaming da Fifa, o Fifa+, que transmitirá todos os jogos de graça, disponível aqui.

Al Bayt, que tem capacidade para 60 mil torcedores, vai receber oito jogos, seis na fase de grupos, um jogo das oitavas-de-final e um jogo das semifinais.

A abertura tradicionalmente é um espetáculo que celebra o esporte e também a cultura do país sede do evento. Vale lembrar que a abertura da Copa seria na segunda-feira (21), mas foi antecipada em um dia, quando o jogo de estreia terá a seleção anfitriã desta edição do Mundial.

Entre as atrações confirmadas para animar os torcedores na abertura do evento estão: o cantor sul-coreano Jung Kook, do grupo de k-pop BTS, e o rapper Lil Baby, responsável por uma das músicas da trilha sonora da Copa do Mundo. Outros nomes especulados são o grupo Black Eyed Peas e o cantor Robbie Williams. A cerimônia contará também com discursos do presidente da FIFA e do emir do Catar.

É a primeira vez que o campeonato mundial acontece no Oriente Médio e devido ao calor extremo, que no verão (entre maio e setembro) pode passar dos 40°C, o evento foi adiado para novembro. Inclusive, todos os estádios da Copa contam com um sistema de refrigeração por meio de tubos instalados ao longo das arquibancadas e no campo, com jatos de ar fresco sobre os torcedores e jogadores.

A final acontecerá no dia 18 de dezembro, uma quarta-feira, 11h. Será no suntuoso estádio Lusail, que foi construído dentro de uma nova cidade de mesmo nome, a 15 quilômetros da capital, Doha.

Onde assistir a abertura da Copa do Mundo?

O primeiro dia do Mundial no Catar será transmitido na TV Globo e SporTV, com a narração de Luíz Roberto. E, pela primeira vez, a Copa terá transmissão online, tanto nos apps da Globo (Globoplay e Globoplay +) como nas plataformas digitais de Casimiro.

O streamer terá direito de transmitir pelo menos 22 partidas do Mundial. A primeira transmissão será a cerimônia e o jogo de abertura entre Catar e Equador.