Um dos líderes do Brasileirão e invicto há 18 jogos, o confirmou a boa fase na noite desta quinta-feira, quando venceu o arquirrival Ceará por 3 a 0, em Clássico Rei de nº 585 na Arena Castelão, pelo confronto de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Este foi o quinto confronto realizado entre os times em 2021, sendo que o Fortaleza venceu duas vezes e empatou nas outras três oportunidades.

Coincidentemente, a sequência positiva se confunde com a chegada do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, que ainda não perdeu no Fortaleza. Desde então o time foi campeão estadual em cima do próprio Ceará, nos pênaltis, e tem realizado ótima campanha no Brasileirão, com duas vitórias em dois jogos disputados.

Mais do que a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, a vitória também garantiu ao Fortaleza a premiação de R$ 2,7 milhões. O adversário na próxima fase ainda será definido em sorteio na sede da Confederação Brasileira de (CBF), ainda sem data definida.

Apesar dos números da atual temporada serem positivos ao Fortaleza, o Ceará ainda detém larga vantagem nos números do Clássico Rei, com 196 vitórias contra 181 do time tricolor. Ainda são 208 empates num dos confrontos mais antigos do país.

Com a bola rolando, embora o Fortaleza tenha aberto 2 a 0 no placar antes do intervalo, foi o Ceará que quase fez o primeiro no Castelão. Logo aos sete minutos, Jordan ajeitou de cabeça e Klaus, de primeira, acertou a trave. O goleiro Felipe Alves já estava batido no lance.

Mas o Fortaleza melhorou em campo, dominou as ações e abriu o marcador. Aos 20 minutos, após cobrança de falta, Felipe ficou com a bola e finalizou na saída de Richard, coroando o time mais organizado e efetivo no ataque.

O Ceará sentiu o gol e mostrou muitas dificuldades para encontrar espaços na defesa do adversário. Tanto é que o time acabou ficando refém de lançamentos longos, o que facilitou a marcação do Fortaleza.

Antes do intervalo, aos 44 minutos, Charles recuou errado para o goleiro Richard, e David ficou com a bola para, sozinho, concluir para as redes, aumentando a vantagem no placar.

No segundo tempo o Fortaleza seguiu melhor em campo e soube controlar a partida. E, com tranquilidade, encontrou o terceiro gol. Aos 22, Yago Pikachu tocou para David, que finalizou forte, sem chances de defesa para o goleiro Richard.

O terceiro gol praticamente selou a classificação do Fortaleza, que seguiu controlando o jogo e viu o Ceará ficar refém das próprias limitações, mesmo com algumas mudanças do técnico Guto Ferreira para tentar reverter o resultado, mas sem sucesso.