Esportes

Atleta de MS garante segundo ouro na Copa do Mundo de Paracanoagem

Cowboy de Aço já tem vaga garantida na Paralímpiada de Tóquio

Adriel Mattos Publicado em 15/05/2021, às 22h14

None
Foto: Divulgação/ICF

O sul-mato-grossense Fernando Rufino de Paulo, conhecido como Cowboy de Aço, conquistou neste sábado (15) a segunda medalha de ouro na etapa de Szeged, na Hungria, da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. O paratleta já garantiu vaga nos Jogos Paralímpicos de 2021, em Tóquio (Japão).

Cowboy foi o mais rápido na prova de 200 metros da classe KL2 masculino (caiaque para atletas que utilizam braços e tronco para remada). Ele superou  a marca de 44s22 e deixou para trás o ucraniano Mykola Syniuk (44s43) e o britânico David Phillipson (44s88). Na sexta-feira (14), pela classe VL2 (canoa) masculino, ele terminou a disputa em 54s28, faturando o ouro.

Melhor brasileiro na competição, o paratleta é natural de Eldorado, mas tem residência em Itaquiraí e em Ilha Comprida (SP). “Conquistar essas duas medalhas de ouro neste evento, no nível super alto que estava, é motivo de muito orgulho, de muita felicidade, de um trabalho com meu treinador Thiago Pupo, um cara sensacional”, celebrou.

A Seleção Brasileira faturou mais duas medalhas, uma de prata e outra de bronze. Após ficar em sexto lugar na mesma competição em 2019, em Szeged, na Hungria, Cowboy se prepara para disputar os 200 metros no caiaque (KL2) na Paralímpiada de Tóquio, de 24 de agosto a 5 de setembro.

Jornal Midiamax