Começou nesta terça-feira (3) a visita técnica do COB (Comitê Olimpico do Brasil) em . A capital sul-mato-grossense está na disputa para sediar a etapa nacional do JEJ ( da Juventude) 2020.

Durante a visita, o gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito, apresentou ao governo do Estado o projeto dos Jogos detalhando critérios para a definição das sedes.

Segundo a Fundesporte, entre os critérios estão garantias governamentais de atendimento ao caderno de encargos, cessão dos locais de competição (10 ginásios, uma piscina olímpica e uma pista de atletismo) e centro de convenções, disponibilidade de leitos da rede hoteleira e meios de transporte para deslocamento interno.

Saito explicou ainda que são injetados anualmente mais de R$ 35 milhões de forma direta na economia local e a rede hoteleira é um dos principais setores beneficiados pelo evento, com a comercialização de aproximadamente 40 mil diárias.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, a competição escolar deixará um legado para o Estado que trata o esporte como política pública essencial.

Nesta terça-feira foram vistoriados o (Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis), a pista internacional de atletismo do Parque Ayrton senna e o Centro de Convenções Albano Franco, onde deve ficar o Centro de Convivência dos Jogos.

Além disso, segundo a Fundesporte, outras instalações e complexos esportivos da Capital serão visitados até a quinta-feira (5).

Etapa Nacional

A etapa nacional do JEJ é realizada anualmente no mês de novembro durante 15 dias. O evento reúne alunos-atletas de 12 a 17 anos de todas as localidades do País.

As modalidades participantes são atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, luta olímpica/wrestling e xadrez.

Estiveram ainda no encontro com o representante do COB os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Carlos Alberto de Assis (Gestão Política da Capital); diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling; presidente da Câmara Municipal, ; e o deputado Coronel David.

Além disso, também vieram para as visitas o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Arthur Henrique Correa, e os coordenadores da competição escolar, Júlia Camargo e Carlos Eduardo Santoro.