Nada de folga: mesmo em isolamento social, esportistas mantiveram rotina de treinos
Apesar de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) paralisar grande parte das atividades que geram aglomerações e restringir o acesso seguro da população às ruas, esportistas precisaram dar um jeito para manter a forma e estarem preparados quando o calendário de competições for retomado. Sem academias –que, em Campo Grande, reabriram no fim da semana passada–, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Apesar de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) paralisar grande parte das atividades que geram aglomerações e restringir o acesso seguro da população às ruas, esportistas precisaram dar um jeito para manter a forma e estarem preparados quando o calendário de competições for retomado. Sem academias –que, em Campo Grande, reabriram no fim da semana passada–, parques e outros locais com espaços para esportes, eles foram obrigados a treinar em casa.
Foi o que aconteceu com esportistas beneficiários do Bolsa Atleta, da Fundesporte (Fundação do Esporte de Mato Grosso do Sul), que mantiveram os treinamentos em casa com utensílios domésticos e acompanhamento à distância. Marcelo Miranda, diretor-presidente da fundação, justificou o esforço pelo fato de que o calendário esportivo deve ser retomado ainda neste ano, e os esportistas precisam manter o condicionamento físico em dia para “sair na frente” de outros atletas e reduzir os riscos de lesões “em função da pressa para atingir melhores resultados”.
“Eu só treinava na rua. Agora, meus treinos com a bike são no rolo fixo [um dispositivo que permite usar a bicicleta sem que ela saia do lugar]. Complemento com um treinamento funcional e levantamento de peso, usando tudo que aprendi nesses anos de atleta e com meus treinadores”, disse a ciclista Ana Gabriela Nogueira, que trocou as ruas da Capital pelo quintal de casa. Para ela, embora o retorno ainda demore, “confio que darei continuidade às competições deste ano. Tudo passará, é só uma fase”.
O mesmo vale para Agnaldo Moura, atleta que treinava em ambientes externos e que tem usado o período para “reflexões para algumas de nossas ações antes da pandemia”. Treinando para torneios no primeiro semestre, agora ele se dedica a fortalecer a musculatura com treinos anaeróbicos, pequenos funcionais e circuitos a fim de prevenir lesões.
Integrante da Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu e campeão estadual, Edineia Camargo disse que o período de reclusão a faz pensar em “em quanto amo o que faço e nas coisas realmente são importantes, como família, amigos e pequenos gestos que, na correria do dia a dia, passavam despercebidos”.
Apostando na resiliência, ela treina flexibilidade e atividades aeróbicas (como pular corda e rounds) em casa, além de exercícios funcionais voltados à luta e sequências de golpes. Edineia também revelou fazer consultas online com nutricionista e psicóloga durante a pandemia.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Polícia prende homem e fecha entreposto de drogas em Dourados com quase 1 tonelada de maconha
Ação foi realizada pela PRF com o apoio de agentes do SIG
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.