O campeão olímpico Emanuel Rego foi exonerado do cargo de secretário especial do Esporte, nessa segunda-feira (16), na esteira de críticas ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, feitas por sua esposa, a senadora Leila do (PSB-DF), que se opõe ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

A exoneração do cargo de secretário nacional de alto rendimento foi publicada em edição extra do Diário Oficial, e assinada pelo ministro da Casa Civil, general Braga Netto. O nome do substituto ainda não foi anunciado pelo governo.

“A MP que autoriza Weintraub escolher reitores temporários para as federais durante a é um ataque à autonomia universitária. No que depender de mim, não aproveitarão a Covid-19 para tentar, mais uma vez, intervir nas universidades. Chega de retrocesso”, escreveu a senadora em suas redes sociais.

Na crítica, leila se referia a Medida Provisória do governo que permite a Weintraub escolher reitores de universidades durante a pandemia de covid, sem a necessidade de eleições ou de uma lista tríplice.

Campeão do vôlei nos Jogos Olímpicos de Atenas, era responsável por projetos importantes, como o Bolsa Atleta. Ele ainda teve passagem na liderança da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).