Pular para o conteúdo
Esportes

Semed abre 12ª edição dos Jogos Paradesportivos da Reme

PMCG Foi aberta nesta sexta-feira (4), no Centro Olímpico da Vila Nasser, a 12ª edição dos Jogos Paradesportivos da Reme (Jopares), que terá a participação de 1,2 mil alunos com deficiências da Rede Municipal de Ensino (Reme), de 47 escolas. O atletismo foi a modalidade que abriu as competições e reuniu 500 atletas nas provas, […]
Arquivo -
Assessoria
Assessoria

PMCG

Foi aberta nesta sexta-feira (4), no Centro Olímpico da Vila Nasser, a 12ª edição dos Jogos Paradesportivos da Reme (Jopares), que terá a participação de 1,2 mil alunos com deficiências da Rede Municipal de Ensino (Reme), de 47 escolas.

O atletismo foi a modalidade que abriu as competições e reuniu 500 atletas nas provas, que contaram com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes e superintendentes da Reme.

O evento tem o objetivo de promover o congraçamento do esporte adaptado entre as escolas da Rede Municipal, oportunizando aos alunos a participarem dos Paradesportivos, estimulando a prática desportiva, recreativa e integração social dentro da perspectiva de uma educação integral e permanente, visando o desenvolvimento harmonioso da saúde física e mental.

A proposta também é que os alunos desenvolvam a socialização. O projeto que é realizado pela Superintendência de Políticas Educacionais e coordenado pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Reme, tem a intenção também de contribuir para a qualidade de vida dos alunos auxiliando na recuperação de muitas limitações físicas e intelectuais.

Veterano nos Jopares, o aluno José Carlos Correia dos Santos, de 11 anos, da escola Professor Licurgo de Oliveira Bastos Licurgo, está empolgado em conquistar bons resultados, já que pratica bocha adaptada e lançamento de spundisc (disco de material emborrachado) há três anos. “Tenho umas vinte medalhas já e gosto muito dos Jopares”, disse o aluno, que contava com o apoio da avó na torcida.

Satisfeita com a evolução do filho também estava a dona de casa Yasmin Valdonado do Nascimento, mãe de Pedro Henrique, 7 anos, que tem autismo e estuda na escola “Professora Oneida Ramos”.

“Depois que ele começar a praticar esporte, desenvolveu muito a socialização. Antes ele ficava isolado e agora já interage com os amigos”, pontuou a mãe, que observou a evolução no aprendizado também, com apenas um mês praticando o atletismo.

Para o chefe da Deac, Marcos Antônio da Silva Lopes, oportunizar a inclusão é importante porque auxilia no desenvolvimento pedagógico dos alunos. “Eles têm capacidade para evoluírem muito e ficam motivados, também dentro do processo pedagógico”, afirmou.

As próximas provas dos Jopares acontecerão nos dias 17 e 18, na Arena Esportiva do Hospital São Julião, onde serão disputadas as modalidades de bocha, queimada, mini-futsal, damas polybat e tênis de mesa adaptado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano