Operário e Corumbaense, respectivamente o campeão e o vice do Estadual de 2018, representam Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro da Série D, a partir deste fim de semana.

O time de está no grupo A10, ao lado de Palmas, Sinop e Iporá. A estreia será logo mais, às 17h, no estádio Arthur Marinho, contra o Palmas. No outro jogo do grupo, o Iporá recebe o Sinop.

Já o Galo da Capital está no grupo A11 com Anapolina, Atlético Patrocinense e União-MT. A equipe viajou para Minas Gerais, onde encara no domingo (05) o Atlético Patrocinense, às 15h, no estádio Pedro Nascimento. O União recebe o Anapolina.

Segundo a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), o Corumbaense manteve o técnico Zé Humberto após o Estadual deste ano, mas perdeu boa parte do elenco que foi para o futebol carioca.

Já o Operário, demitiu Arílson Costa e trouxe de volta o técnico Celso Rodrigues, campeão pelo clube em 2018, e reformulou grande parte do elenco após o Estadual. Na primeira fase da Série D as equipes jogam dentro de cada grupo em turno e returno. O campeão de cada grupo, mais os 17 melhores segundos colocados, avançam para a segunda fase.

A partir daí a competição passa a ser disputada no sistema de mata-mata. Os semifinalistas garantem acesso à Série C de 2020. Esta será a única possibilidade das duas equipes disputarem o Brasileirão em 2020, já que na Série D do próximo ano, os representantes do estado de Mato Grosso do Sul serão Águia Negra e Aquidauanense.