A primeira piscina olímpica de foi inaugurada neste fim de semana com a realização da etapa de Deus do Estadual de natação, que contou com a participação do nadador sul-mato-grossense e que deu nome à competição, Léo de Deus. Ele fez elogios ao novo equipamento, pertencente à Funlec.

“Estou muito feliz de participar do Estadual Leonardo de Deus, e ver a criação de uma estrutura como essa é muito importante para o fomento da natação em Mato Grosso do Sul. Fico muito feliz por que quem é do meu Estado e terá a oportunidade de pela primeira fez treinar em uma piscina de 50 metros”, comenta Léo.

O nadador ainda se mostrou empolgado com as possibilidades que a novidade vai trazer. “O pessoal vai poder treinar e competir em distância olímpica. É o primeiro passo para a Funlec e a Fedams (Federação Estadual de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul) para termos cada vez mais atletas daqui representando o Estado e o país mundo à fora”.

Já sobre ter seu nome na etapa do estadual, Léo se disse lisonjeado. “Receber uma homenagem tão grande assim, eu que nunca imaginei que um dia meu nome poderia estar com significado tão como em um Campeonato Estadual”, conclui.

A piscina e Léo de Deus

Medindo 50 metros de cumprimento e 25 de largura, a piscina é a primeira com as dimensões oficiais olímpicas em Mato Grosso do Sul, e fica na Cedesc (Centro de Desenvolvimento Social e Cultural) da Funlec.

Já Léo de Deus, atualmente com 28 anos e um dos principais nadadores do país, é o atual recordista brasileiro e três vezes campeão Pan-Americano nos 200 metros borboleta em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019. Hoje, ele compete pela Unisanta, de Santos.