Composta por 163 atletas e 15 equipes a delegação sul-mato-grossense garantiu 7 vagas para a etapa nacional dos da Juventude, modalidades coletivas. Durante a etapa regional amarela, encerrada na sexta-feira (6), o estado foi o que mais conquistou medalhas sendo 4 ouros, 2 pratas e 6 medalhas.

A etapa regional amarela foi realizada em Cascavel, no Paraná, e durante os cinco dias de competição aconteceram disputas de basquete, futsal, handebol e vôlei com atletas de 12 a 17 anos de oito estados brasileiros (Mato Grasso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, e São Paulo).

Passaram para a etapa nacional as equipes de basquetebol (15 a 17 anos) do Colégio Elite de Ponta Porã – segunda vez consecutiva e (12 a 14 anos) da Escola Municipal Neil Fioravanti de Dourados.

No futsal a Escola Tenir de Corumbá (12 a 14 anos), as meninas da Funlec (15 a 17 anos). Já no futsal feminino categoria 12 a 14 anos, o Estado não precisou disputar a fase regional, garantindo a vaga nacional com o resultado de 2018. Quem vai para a disputa é o time da Escola Indígena de Amamabaí.

A equipe de handebol (12 a 14 anos) da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade de Aquidauana também garantiu uma vaga na fase final dos jogos escolares. E, também de Ponta Porã, o time de voleibol da Escola Calvoso, categoria 12 a 14 anos venceu as quatro partidas e garantiu a vaga na etapa nacional.

Agora, a caravana do COB (Comitê Olímpico do Brasil) segue para Palmas, no Tocantins, onde acontece a Regional Verde, com participação de nove estados brasileiros – os sete da Região Norte, além de Mato Grosso e – na próxima semana.

Depois, será a vez de Natal, no Rio Grande do Norte para receber a Regional Azul, com participação dos nove estados do Nordeste. A edição nacional 2019 dos Jogos escolares da Juventude acontece de 16 a 30 de novembro, em Blumenau, Santa Catarina.