A primeira fase da IX Copa de Voleibol começa na segunda-feira (13) em e contará com a participação de 18 equipes. A competição será dividida nas categorias Sub-16 e Sub-18 nos naipes masculino e feminino.

De acordo com a FVMS (Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul), os jogos serão realizados no ginásio de esportes do Cemte (Centro Municipal de Treinamento Esportivo), localizado no bairro Carandá Bosque, em Campo Grande.

Na segunda-feira o primeiro jogo começa às 14h e será entre Iracema Mendonça e Nagib Haslan, pelo Sub-16 feminino. Na sequência se enfrentam Escolinha Pezão e Escolinha Leomar, pelo mesmo naipe e categoria.

Ainda na segunda-feira jogam Clarinda Mendes e Círculo Militar, e Dollor de Andrade e Nagib Haslan, ambos os confrontos pelo Sub-16 masculino.

As disputas prosseguem até o dia 12 de junho, quando será realizada as finais. Os dois primeiros lugares em cada categoria e naipe classificam-se para a fase estadual, que irá acontecer em Campo Grande, no período de 19 a 23 de junho deste ano.