Contra favoritas francesas, Brasil tenta surpreender na Copa do Mundo Feminina

A Seleção Brasileira de futebol encara neste domingo (23), a partir das 15h (horário de MS), a França nas oitavas de final da Copa do Mundo feminina. Anfitriãs da competição, as francesas são as favoritas no duelo, contando oito atletas que se sagraram, no final da temporada europeia, campeãs da Champions League. Eles defendem o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Seleção feminina disputa a Copa do Mundo na França (Foto: Divulgação/CBF)
Seleção feminina disputa a Copa do Mundo na França (Foto: Divulgação/CBF)

A Seleção Brasileira de futebol encara neste domingo (23), a partir das 15h (horário de MS), a França nas oitavas de final da Copa do Mundo feminina. Anfitriãs da competição, as francesas são as favoritas no duelo, contando oito atletas que se sagraram, no final da temporada europeia, campeãs da Champions League.

Eles defendem o Lyon, que bateu o Barcelona na final da competição. Além disso, a França é a quarta colocada no ranking da Fifa (Federação Internacional de Futebol). O duelo de hoje acontece no Estádio Oceáne, em Le Havre.

Apesar da desvantagem, o Brasil conta com Marta, atual melhor jogadora do mundo, eleita pela Fifa, para tentar surpreender as donas da casa. O jogo será o segundo entre as duas equipes em uma competição oficial.

O primeiro foi na Copa do Mundo de 2003, nos Estados Unidos. Ainda na fase de grupos, Brasil e França empataram em 1 a 1, com gols de Katia Cilene e Marinette. O torneio foi o primeiro mundial de Marta, enquanto o de 2019 deve ser o último mundial dela.

“A gente sabe da qualidade da equipe da França. Elas estão jogando em casa, então acabam ganhando uma força muito maior da torcida. Tivemos essa experiência na Olimpíada e sabemos que a torcida empurra muito. Além disso, elas têm uma equipe muito qualificada, mas estamos preparadas para enfrentá-las”, analisa meia Andressinha.

Campanhas

A estreia francesa no Mundial foi triunfante com um 4 a 0 sobre a Coreia do Sul. As donas da casa conquistaram a classificação para as oitavas de final sem precisar de muita matemática, após também vencer a Noruega por 2 a 1. Na última rodada, uma simples vitória por 1 a 0 sobre a Nigéria garantiu a primeira colocação do Grupo A.

Já as brasileiras venceram a Jamaica na estreia por 2 a 0. No duelo seguinte, o time chegou a sair na frente, vencendo por 2 a 0 as favoritas australianas, mas acabou levando a virada e perdendo por 3 a 2. No último jogo, contra a Itália, o Brasil venceu por 1 a 0 e garantiu vaga nas oitavas da Copa do Mundo.