O lutador sul-mato-grossense, Caiubi Ajala, de 28 anos, conquistou uma medalha de ouro no Campeonato Pan-americano de Kickboxing que aconteceu entre os dias 23 e 28 de outubro em Cancún, no México. O atleta subiu ao pódio após vencer na categoria 67 kg adulto, modalidade K1.

Caiubi começou a praticar kickboxing em 2014 e afirma que realizou um sonho ao ganhar a medalha no campeonato. “Estou muito feliz, conquistar essa medalha é muito gratificante”.

O atleta ainda destacou que esta é a segunda vez em que conquistou o primeiro lugar do campeonato como lutador. “Este o segundo título que eu conquistei, já fui campeão pan-americano de Muay Thai em 2010”, relata.

Segundo o atleta, a trajetória para chegar ao campeonato contou com dificuldades. “É difícil conseguir recursos para ir ao evento. A (Fundação de Desporto e Lazer de ) ajudou com as passagens e estadia, mas foi necessário realizar rifas e outros eventos entre os amigos para que conseguíssemos levantar o valor necessário para poder participar do evento”.

Variações do kickboxing

O kickboxing conta com diferentes níveis e modalidades, o que possibilita que crianças pratiquem o esporte sem que se machuquem. “O Kick Light, por exemplo, é uma uma das variações do kickboxing em que o confronto é muito tranquilo pois o contato não é intenso”, defende Caiubi. Por outro lado, existem as variações mais intensas do esporte. “O K1 é a mais contundente de todas as modalidades e exige do atleta praticante muita experiência para que seja praticado”, explica o lutador.

Para Caiubi, o kickboxing traz benefícios tanto para a criança quanto para o adulto praticante. “A luta melhora a concentração, a perda de peso e colabora para o desenvolvimento da disciplina”, finaliza o atleta.