Site / Foto: Lucas Uebel 

A terça-feira foi de muita tensão para os torcedores gremistas. O Tricolor entrou em campo para enfrentar o River Plate, pelo segundo jogo da fase semifinal da Copa Libertadores da América. Após a vantagem de 1 a 0 que conquistou em Buenos Aires, na última semana, o Grêmio jogou na Arena, mas acabou superado pela equipe argentina por 2 a 1, depois de um pênalti polêmico.

Como se esperava, mais um jogo muito disputado. O River adiantou a sua marcação, levando o time gremista a seu campo de defesa. Mesmo assim, o Tricolor se aproveitou das chances de contra-ataque e também ameaçou, inicialmente com duas boas finalizações de Alisson. Mas foi aos 34 minutos, em um lance de escanteio, que o marcador foi aberto e a Arena a loucura. Alisson cruzou, a zaga afastou para a entrada da área; a bola chegou aos pés de Leonardo Gomes, que arrematou de primeira. Ainda houve o desvio em Lucas Pratto, antes da bola morrer no fundo das redes.

Nos 45 minutos finais, a partida seguiu equilibrada, com ambas equipes levando perigo ao ataque. Everton quase marcou o segundo gol, só foi impedido por uma grande defesa de Armani. Aos 36′, o River teve uma falta a seu favor da intermediária de ataque. Pity colocou na área, Borré desviou de cabeça e mandou a gol, empatando o placar. Aos 41′, após chamar o VAR, Andrés Cunha percebeu um possível toque de mão de Bressan após o chute de Scocco. Bressan levou seu segundo amarelo e foi expulso da partida. Na cobrança de pênalti, aos 49′, Pity converteu para os argentinos, o que decretou a vitória.

Com o resultado do placar agregado, o River Plate se classifica para as finais.

Primeiro Tempo

A primeira oportunidade clara no ataque foi adversária. Quintero acionou Borre na direita da área e chutou cruzado, de cara com Marcelo Grohe, mas a bola por sorte foi para fora.

Já o Grêmio teve uma falta a seu favor no minuto seguinte, aos 2′. Jael colocou na área, mas a defesa argentina conseguiu afastar. Outra chance gremista nasceu logo em seguida, quando Cortez cobrou a lateral na área, mas Pinola interceptou o lance.

O River tentou pela esquerda, com um cruzamento na área de Pinola, mas a zaga fez o corte. Na sobra, trocando passes pelo meio, a bola chegou a Ponzio, que recebeu, puxou pro meio e arrematou no centro do gol. Grohe espalmou para escanteio. Quintero colocou no segundo poste e Paulo Miranda cortou de cabeça.

Em resposta, aos 10′, Maicon puxou contra-ataque e acionou Alisson. O atacante finalizou, mas a bola explodiu na marcação e saiu. Logo em seguida, agora pela meia esquerda, mais uma chance com Alisson, que recebeu passe de calcanhar de Cícero e chutou rasteiro. A bola passou a direita da meta defendida por Armani.

Dois minutos depois, Palacios arrematou de longa distância, mandando uma bola com muito perigo em direção a meta tricolor. Por sorte, saiu à direita de Marcelo Grohe.

Aos 18′, Lucas Pratto recebeu um lançamento pelo lado esquerda, tentou ganhar de Paulo Miranda, mas o zagueiro conseguiu cortar a escanteio. Depois da cobrança, a bola foi afastada pela defesa. Em seguida, Pratto foi acionado novamente com um cruzamento de Maidana. O centroavante subiu e desviou de cabeça, mas direto pela linha de fundo.

O River teve uma falta da intermediária, pelo meio. Quintero cobrou, mas mandou na barreira, que cortou o lance.

Uma grande chance argentina nasceu aos 27 minutos. Trocando passes, o River rodou a bola, até que ela chegou aos pés de Palacios, que finalizou com muito perigo. A bola passou raspando o ângulo direito de Grohe.

Depois de Geromel desarmar o atacante adversário, acionou Alisson, que se lançou em contra-ataque, mas na intermediária, o atacante foi derrubado com falta de Enzo. Alisson cobrou na área, Ramiro fora da área desviou de cabeça, mas Armani defendeu, aos 32′.

O Tricolor teve uma oportunidade pela esquerda, aos 34′. Cortez cruzou na área procurando Jael, mas Pinola cortou a escanteio. Na cobrança, Alisson cruzou, a zaga afastou para a entrada da área. Leonardo Gomes arrematou de primeira, ainda desviou em Lucas Pratto e morreu no fundo das redes.

Outra chance gremista veio minutos depois. Alisson partiu em velocidade e acionou Ramiro, que dividindo com marcador, caiu na área, mas nada foi assinalado.

Em resposta, o River tentou uma finalização na pequena área, com Palacios, mas Marcelo Grohe afastou e a defesa completou, mandando para longe. Aos 42′, ainda pressionando, Borré recebe de Pratto e chutou pra fora, mas Grohe, acompanhando o lance, acabou se chocando com a trave e caiu no gramado, necessitando de atendimento.

Depois de uma confusão na pequena área gremista, o River conseguiu recuperar a bola e Montiel finalizou, mas mandou por sobre a meta.

Jogo finalizou aos 49′.

Segundo Tempo

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação para a etapa complementar. Logo criou, com Cícero pela esquerda, que tentou um cruzamento, mas a defesa fez o corte.

Já se lançando em contra-ataque, o River avançou com Palácios, que chutou de longa distância, mandando por sobre a meta.

Substituição: Saiu Maicon, entrou Everton, aos 8 minutos.

Aos 11′, depois de uma cobrança lateral, Leonardo Gomes recebeu a bola na direita, ajeitou e chutou, mas mandou muito alto.

Dois minutos depois, Quintero cobrou uma falta da intermediária, colocando a bola na boca do gol. Grohe saiu de soco e afastou o perigo.

Já aos 16′, o Grêmio ameaçou com Everton, que recebeu passe na esquerda, abriu para o lado e mandou forte, obrigando Armani a fazer boa defesa. Em seguida, uma falta a favor do Tricolor, próximo a grande área. Ramiro cobrou, mas mandou na barreira.

Em uma nova jogada rápida, foi a vez de Jael servir Cebolinha na direita, mas a marcação conseguiu desarmar o atacante. Insistindo, em erro adversário, Cícero recuperou e acionou Everton, que quase marcou, aos 19′, mas Maidana cortou para escanteio. Alisson cobrou, a zaga afastou e Ramiro pegou de primeira a sobra, mas mandou à direita da meta defendida por Armani.

Uma grande oportunidade nasceu aos 21′. Cícero fez um lançamento preciso para Everton, que recebeu e avançou para a área, chegou em frente a Armani e finalizou, mas o goleiro argentino conseguiu boa defesa, impedindo o segundo gol.

 

Substituição: Saiu Paulo Miranda, entrou Bressan, aos 25′.

 

O River teve um escanteio a seu favor; a bola foi colocada na área, mas a defesa gremista cortou. No lance, os argentinos acabaram cometendo falta de ataque.

 

Aos 27′, mais um perigo rondou a área gremista. Pity acionou Lucas Pratto, que finalizou. Geromel desviou pela linha de fundo. Logo em seguida, a bola foi colocada novamente na área, Pinola dividiu com Grohe, que caiu no gramado e precisou de atendimento.

 

Aos 36′, o River teve uma falta a seu favor da intermediária de ataque. Pity colocou na área, Borré desviou de cabeça e mandou a gol, empatando o placar.

 

Substituição: Saiu Jael, entrou Thaciano, aos 40′.

 

Aos 41′, após chamar o VAR, Andrés Cunha percebeu um possível toque de mão de Bressan após o chute de Scocco. Bressan levou seu segundo amarelo e foi expulso da partida. Na cobrança de pênalti, Pity converteu para os argentinos.

 

O Grêmio ainda teve uma falta a seu favor, mas Alisson mandou nas mãos de Armani.

 

Jogo finalizou aos 60′.