Após ter marcado um único gol nas fase de grupos, o maior artilheiro da história do PSG e esperança de gols da seleção Uruguai, Edison Cavani, finalmente fez o que se esperava dele. Brilhou, marcou dois gols e carimbou a vaga do Uruguai nas quartas da Copa do Mundo na Rússia.
O jogo começou com os olhares voltados para outros dois atacantes. Cristiano Ronaldo, capitão e principal jogador de Portugal, e Luiz Soares, atacante uruguaio que joga no Barcelona, mas foi Cavani o jogador considerado o melhor em campo.
O herói uruguaio aproveitou as poucas oportunidades criadas em um jogo equilibrado e tenso, com duas seleções com dificuldade de finalização. Foi de Cavani o começo da jogada, com um passe que atravessou o campo e encontrou Soares, que resultou no primeiro gol do jogo.
Portugal, que viu um CR7 esforçado, mas pouco inspirado, empatou o jogo no 2º tempo. O brasileiro naturalizado português, Pepe, testou para o fundo do gol deixando tudo igual, aos 9m da etapa completar.
Pouco tempo depois, aos 17 do 2º tempo, Cavani recebeu ótimo passe na esquerda e pegou de primeira, com a perna direita, e colocou no canto de Rui Patricio, que até tentou, mas passou longe da bola que morreu no fundo do gol português. Era a virada uruguaia.
Portugal até pressionou no restante do 2º tempo, mas sem levar muito perigo para a meta dos latinos.
Antes do fim do jogo o artilheiro da noite na Rússia, Cavani, sentiu dores na panturrilha e precisou ser substituida. Preocupação no Uruguaio, que avançou às quartas e vai encarar a França, que mais cedo despachou a Argentina.