1 a 0

A se recuperou da sequência negativa de quatro jogos sem vitórias dentro do Campeonato Brasileiro e venceu por 1 a 0 o , nesta segunda-feira, no Moisés Lucarelli. Com o resultado, os campineiros chegaram a 31 pontos e deixaram a zona de rebaixamento. Já os cariocas seguem com 39. Na sétima colocação, o clube da Gávea estaria hoje dentro da zona de classificação para a Libertadores apenas pelo fato do Cruzeiro, já garantido na competição sul-americana por ter vencido a Copa do Brasil – justamente contra o próprio Flamengo – ser o quinto colocado.Ponte encerra jejum, deixa Z-4 e amplia má fase do Flamengo

Após um primeiro tempo de muita marcação, o jogo ganhou em emoção na etapa final. A Ponte Preta marcou com Jean Patrick para dar a vitória aos donos da casa, que ainda desperdiçaram um pênalti, com Lucca. O Flamengo foi pouco criativo e ainda atuou com um homem a mais nos minutos finais após a expulsão de Naldo. Mesmo assim, os cariocas tiveram que amargar mais um mal resultado fora de casa.

As equipes voltam a campo somente no dia 12 de outubro. A Ponte Preta vai receber o Santos, novamente no Moisés Lucarelli. Já o Flamengo terá o clássico contra o Fluminense, no Maracanã.

O jogo

O Flamengo começou a partida com o domínio da posse de bola, mas sem levar perigo. Quando chegou ao ataque, a Ponte Preta teve a primeira chance de gol do duelo, aos oito minutos. Emerson Sheik fez boa jogada e cruzou para Lucca. O atacante cabeceou com perigo, só que para fora.

O lance amimou os donos da casa, que equilibraram o confronto. Só que aos poucos, o Flamengo novamente controlou o jogo e quase abriu o placar aos 23 minutos. Renê cruzou na cabeça de William Arão, que colocou próximo da trave, só que pela linha de fundo.

Depois disso, o jogo voltou a ser disputado como no início. O Flamengo tinha mais posse de bola, mas não incomodava Aranha. A Ponte Preta avançava nos contra-ataque, só que pecavam nas finalizações. O panorama seguiu o mesmo até o intervalo, com o placar inalterado no Moisés Lucarelli.

No segundo tempo, as duas equipes voltaram com outra postura e a partida ganhou emoção nos primeiros minutos. Com dois minutos, Lucca cobrou falta com categoria, mas viu Diego Alves voar para salvar os rubro-negros com grande defesa. No minuto seguinte, Lucas Paquetá foi lançado, entrou na área, só que chutou sobre o travessão.

A Ponte Preta conseguiu chegar ao gol aos sete minutos. Após bom avanço, Wendel tocou para Jean Patrick na entrada da área. O volante chutou com categoria, no canto direito, sem chance para Diego Alves.

O revés foi sentido pelos cariocas, que sofreram uma pressão da Ponte Preta. Aos poucos, Flamengo se organizou e passou e buscar o empate com mais intensidade. No entanto, aos 20 minutos, Lucca foi derrubado por Réver na área e o árbitro marcou pênalti. Só que o atacante cobrou e viu Diego Alves fazer a defesa para impedir o segundo gol dos campineiros.

A defesa do pênalti deu mais ânimo aos flamenguistas, que seguiram com a pressão sobre a Ponte Preta. No entanto, os visitantes continuavam tendo problemas na armação e só levavam perigo nas bolas paradas.

A situação ficou melhor para o Flamengo quando o volante Naldo foi expulso de forma direta ao fazer falta violenta em Vinícius Júnior. Depois disso, os visitantes foram com tudo em busca do empate nos minutos finais. A Ponte Preta recuou de vez e abdicou dos avanços.

No fim, a Ponte Preta conseguiu segurar o resultado e aproveitou os erros de passes do Flamengo para garantir os três pontos, que tiram a equipe da zona de rebaixamento.

FICHA TÉCNICA:

PONTE PRETA 1 X 0 FLAMENGO

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

Data: 2 de outubro de 2017, segunda-feira

Horário: 20 horas (de Brasília)

Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)

Assistentes: Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)

Renda: R$ 100.655,00

Público: 10.381 pagantes

Cartões amarelos: Jorge Mendoza, Jeferson, Danilo Barcelos, Luan Peres e Wendel (Ponte Preta); Márcio Araújo, Pará e Renê (Flamengo)

Cartão vermelho: Naldo (Ponte Preta)

GOL:

PONTE PRETA: Jean Patrick, aos 7min do segundo tempo

PONTE PRETA: Aranha, Nino Paraíba, Marllon, Luan Peres e Jeferson; Elton (Yago), Jorge Mendoza (Jean Patrick), Wendel (Naldo) e Danilo Barcelos; Emerson Sheik e Lucca

Técnico: Eduardo Baptista

FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Réver, Rhodolfo e Renê; Márcio Araújo (Vinícius Júnior), William Arão, Diego (Felipe Vizeu) e Éverton Ribeiro; Geuvânio (Gabriel) e Lucas Paquetá

Técnico: Reinaldo Rueda