2 a 0

O estreou na Copa Sul-Americana nesta quarta-feira com uma vitória sobre o Liverpool, do Uruguai, por 2 a 0, no primeiro jogo da equipe dirigida por Abel Braga no estádio do Maracanã nesta temporada.

O duelo no Rio de Janeiro começou com um susto para os cerca de 37 mil tricolores que foram ao palco da final da última Copa do Mundo. De la Cruz encheu o pé em cobrança de falta de muito longe, Diego Cavalieri bateu roupa e Royón, livre na pequena área, mandou o rebote por cima. O atacante estava impedido, mas a arbitragem não marcou.

Aos poucos, porém, o Flu foi se tornando dono da partida até abrir o placar, aos 23 minutos. Wellington Silva foi costurando pela direita e cruzou para Henrique Dourado, que esticou o pé direito e completou para a rede.

Ainda antes do intervalo, aos 39, Sornoza fez o chuveirinho, Díaz não cortou por completo, e a bola ficou viva na área. Richarlison finalizou de costas para o gol e superou o goleiro De Amores.

Logo no começo da segunda etapa, aos três minutos, o vice-campeão da Sul-Americana em 2009 ficou com um homem a mais. Freitas acertou um chute na cabeça do zagueiro Henrique e viu o vermelho diretamente.

Contudo, a vantagem numérica não foi muito bem aproveitada porque o Tricolor diminuiu o ritmo. Uma nova tentativa mais incisiva aconteceu apenas aos 23 minutos, quando Sornoza arriscou de longe e mandou rente à trave esquerda. Mais tarde, aos 44 minutos, Marquinhos Calazans, que entrara na vaga de Léo Pelé, levantou na medida, mas Renato Chaves cabeceou para fora.

A segunda partida entre as duas equipes acontecerá no dia 10 de maio, no estádio Belvedere, em Montevidéu. O Fluminense poderá perder por até dois gols de diferença, desde que marque um, para avançar. Caso o Liverpool devolva o placar de 2 a 0, haverá disputa de pênaltis.