Bottas supera Hamilton e faz pole inédita; Massa é décimo

Primeira posição inédita no circuito de Yas Marina

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Primeira posição inédita no circuito de Yas Marina

O embate acirrado entre o britânico Lewis Hamilton e Valtteri Bottas pela pole position do Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 foi decidido apenas nos minutos finais do treino classificatório. Melhor para o piloto  finlandês, que garantiu, neste sábado, a primeira posição inédita no circuito de Yas Marina, com tempo de 1min36s231.Bottas supera Hamilton e faz pole inédita; Massa é décimo

Campeão da temporada, Hamilton ficou com 0s172 acima do tempo do rival. Quem largará logo atrás da dupla será o alemão Sebatian Vettel, atual vice do campeonato, que somou 0s546 ao tempo do número um do dia, fechando os três melhores.

Nas voltas finais, Bottas conseguiu superar o resultado de Hamilton, que se mantinha soberano na ponta do classificatório. Na véspera de sua despedida, o brasileiro Felipe Massa largará na décima colocação no circuito. No cockpit de sua Williams, ele fez 1min38s629.

Q1 – O francês Pierre Gasly, da Toro Rosso, foi o primeiro a colocar o carro na pista. Logo no início, Bottas fez bom tempo, mas em seguida foi superado por Hamilton. Na segunda volta, entretanto, o tempo do finlandês foi para 1min37s356 e ele tomou a ponta. O tetracampeão abandonou sua segunda volta e foi para o pit, com 0s035 a menos que o colega de escuderia .

As duas equipes mais dominantes durante o ano se mantiveram nas primeiras posições, durante o treino. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, também mostrou melhor desempenho no classificatório em relação ao terceiro treino livre, em que teve problemas no carro, e garantiu a sexta colocação

Foram eliminados na sessão os franceses Romain Grosjean e Pierre Gasly, assim como o alemão Pascal Wehrlein, o sueco Marcus Ericsson e o neozelandês Brendon Hartley.

Q2 – Bottas foi o primeiro a correr na segunda etapa. Ainda no início, Hamilton reclamou de uma fumaça que o incomodava. “Ela está vindo da garagem e está me afetando”, afirmou o piloto. Mesmo assim, o britânico mostrou bom desempenho.

De cara, Bottas arriscou e fez 1m36s977, mas imediatamente foi superado pelo colega de equipe, Hamilton, que marcou 1m36s742 — dois segundos a menos do que a pole pósiton do último ano.

A Ferrari, por sua vez, não mostrou boa corrida no Q2. A volta fraca de Kimi Raikkonen deixou o piloto vulnerável. Vettel, entretanto, garantia terceiro melhor tempo, atrás da dobradinha da Mercedes.

A Williams foi a última equipe a colocar seus pilotos na pista, deixando Massa e o canadense Lance Stroll em uma situação difícil. A volta do alemão Nico Hulkenber e do mexicano Sergio Perez quase foi colocada em risco. Os pilotos tiveram reflexo rápido para evitar a colisão.

Foram eliminados do Q2, o espanhol Fernando Alonso e seu conterrâneo Carlos Sainz, além do belga Stoffel Vandoorne, do dinamarquês Kevin Magnussen e de Stroll.

O Grande Prêmio de Abu Dhabi acontece neste domingo, às 11h (de Brasília), no circuito de Yas Marina. Confira o grid de largada:

 

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

judocas