Os jogos aconteceram no Parque das Nações Indígenas

A primeira etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional de vôlei começou nesta quinta-feira (22) em . Os campeões foram anunciados depois da disputa que aconteceu no Parque das Nações – símbolo da capital. Ana Patrícia e Carolina Horta, de Minas Gerais e do Ceará, respectivamente, no vôlei feminino e Daniel Lazzari e Anderson Melo, de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, no masculino, foram os vencedores da competição que abriu o calendário nacional.

As duplas são cabeças de chave do torneio e agora foram promovidos ao Circuito Brasileiro Open na próxima etapa, em Brasília. Ana Patrícia e Carolina Horta dominaram o jogo, perderam apenas um set em todo torneio. Na final, o placar deu 2 sets a 0 (21/19, 21/14), em 34 minutos. A vitória ainda teve direito a virada no primeiro set, quando chegaram a perder por 18 a 17.

“Estamos muito felizes com o resultado. O vento nos assustou um pouco, pois a intensidade que vimos aqui não é muito comum. Conseguimos extrair o melhor de nossa dupla, somos duas garotas altas e exploramos bem este fator em nosso favor. Nosso objetivo era conseguir uma boa pontuação para voltarmos a disputar as etapas do Open. Conseguimos o que nos deixou muito felizes”, declarou Ana Patrícia.

Mesmo tendo uma das maiores atletas do circuito, Ana – om 1,94m -, a dupla se revezou na função do bloqueio, deixando o atleta responsável pelo saque mais ‘solta'. A tática foi aprovada por Carolina Horta, que também já atuou como bloqueadora.

“Nós nos revezamos no bloqueio e isso foi muito importante em nossa estratégia. Assim conseguimos desafogar a Ana, que não precisa se desgastar tanto no deslocamento do saque para o bloqueio. Eu já joguei como bloqueadora, então já estava acostumada a exercer essa função também. Esse revezamento foi fundamental para conquistarmos este título”, explicou.

Masculino

Daniel Lazzari e Anderson Melo venceram, na final, Pedro Henrique e Felipe Cavazin, por 2 sets a 0 (21/18, 21/15), em 34 minutos de partida. A parceria teve quatro vitórias e uma derrota no primeiro torneio deles juntos.

“Esse titulo significa muito, acabamos de montar essa equipe com grandes objetivos. Começamos com o pé direito é bom pelo trabalho que estamos fazendo. O Daniel é um jogador espetacular, agora queremos continuar somando pontos, alcançar outros objetivos”, comentou Anderson Melo, após a conquista do ouro.

Daniel explicou que a parceria foi algo que aconteceu ‘de última hora'. “Foi uma parceria decidida de última hora, poderíamos esperar qualquer coisa. Jogamos muito concentrados, cada um fazendo sua parte nos fundamentos, poder melhorar a virada de bola. Crescemos ao longo do campeonato, acertamos detalhes de levantamento, virada de bola, relação de bloqueio e defesa. O jogo foi fluindo, mantivemos a paciência sempre e o resultado veio. Fomos campeões, acho que o ponto forte foi sermos pacientes um com outro, sabíamos que erros aconteceriam, pela falta de entrosamento”.

Circuito

O Circuito Banco do Brasil Nacional passará por nove cidades até 2017. As cinco etapas realizadas até o final deste ano já estão definidas e acontecem em Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Maringá (PR) e São José (SC). Os times campeões de uma etapa do Nacional nos dois naipes recebem prêmio de R$ 7.250,00.

Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, as duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos, aumentando a importância das duas competições.