Texto diz que o foi criado para colher dados de usuários

Ainda não lançado no Brasil e jogado em diversos países, o ‘Pokémon Go' já causou muita controvérsia. Após diversos relatos de incidentes, como o homem que bateu o carro enquanto jogava o game na segunda-feira (25) e o pedido do Museu do Holocausto, em Washington, para que jogadores não fizessem suas caçadas no local, agora é a vez das teorias de conspiração.

Uma delas, assinada por um homem identificado como Sergey Kolyasnikov e publicada no site oficial do PCB (Partido Comunista Brasileiro), afirma que o app seria um claro plano da CIA – o serviço secreto dos EUA – para espionar pessoas ao redor do mundo.

O autor afirma que o game, que utiliza o Google Maps para funcionar, teria sido criado como parte de um “mapeamento de superfícies” e patrocinado por uma empresa de capital de risco que, de acordo com a publicação, seria uma fundação ligada à CIA.

E não para por aí. O texto publicado pela legenda de extrema-esquerda ainda alega que o jogo possui um sistema que registra as imagens das residências de quem o joga. Segundo o autor, seria possível rastrear todos os dados de telefones de parlamentares, por exemplo.

Internautas não perdoam

O compartilhamento do texto na página do partido no Facebook gerou algumas piadas. Internautas ironizaram, em comentários, o fato de que o Google já possui acesso a informações pessoais de seus usuários e que não teria necessidade de criar um game para isso.

“Acho que viajaram um pouco, não?”, questiona um comentarista. “Acho que a rapaziada anda fumando demais, existem diversos bloqueios pra isso, fora que é muita falta de noção dizer que o app foi criado por esse motivo”, diz outro usuário.

Um dos internautas foi mais duro no comentário: “e o que vocês estão fazendo no Facebook?”, questionou, em possível referência ao fato de que a rede social também coleta os dados dos internautas, em conversas ou publicações.