A medida é para evitar conflito entre as torcidas  

A torcida organizada , do , está proibida de entrar no Mané Garrincha no próximo domingo (28/8), quando o clube paulista enfrenta o Fluminense, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (26), dia em que o clube paulista completa 102 anos de história.  

A Portaria 2/2016, assinada pelo secretário adjunto da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena, tem como fundamento o Estatuto do Torcedor. A determinação pretende “evitar atos de violência em detrimento aos demais torcedores e ao patrimônio público”.

O artigo 1ª-A do estatuto, citado pelo ato assinado por Recena, prevê que “a prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações ou entidades esportivas, entidades recreativas e associações de torcedores, inclusive de seus respectivos dirigentes, bem como daqueles que, de qualquer forma, promovem, organizam, coordenam ou participam dos eventos esportivos.”

O governo local pretendia impedir o acesso da Mancha ao Mané Garrincha desde junho. No dia 5 daquele mês, 30 torcedores da organizada paulista foram presos depois de invadirem a área destinada a flamenguistas e iniciarem uma pancadaria que teve desdobramentos no campo. A Polícia Militar fez uso de spray de pimenta, e a substância atingiu jogadores de Flamengo e Palmeiras.