Idealizador dos jogos mundiais indígenas será um dos condutores da Tocha Olímpica

Tocha Olímpica chega nesta sexta em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Tocha Olímpica chega nesta sexta em Campo Grande

Falta apenas um dia para que a Tocha Olímpica desfile por Campo Grande. O símbolo da Olimpíada Rio 2016 desembarca nesta sexta-feira (24), no Aeroporto Internacional de Campo Grande, e segue para Bonito, a 230 quilômetros da Capital.

No sábado (25), a tocha retorna a Campo Grande, terá início o revezamento de 40 quilômetros e vai envolver aproximadamente 150 pessoas. Um dos condutores será Carlos Terena, que é o idealizador dos jogos mundiais indígenas.

A última edição dos jogos mundiais, ocorreu em Palmas (TO) e contou com a presença de mais de dois mil atletas de 30 países. Para Carlos, o apesar da situação que o país atravessa, é um momento histórico. “É um momento histórico para o esporte mundial, independente da religião do credo e da etnia. No meu entender, o esporte se traduz em vida sadia, e para nós, indígenas, conseguimos resgatar a cultura realizando os jogos”, diz. 

O envolvimento de Carlos com o esporte começou há mais de 4 décadas. Ele é atleta desde a década de 1970 e já participou de provas de atletismo, foi goleiro de futsal e atualmente nadador amador de travessia. 

Passagem da tocha

A viagem da Tocha Olímpica pelo Brasil começou no dia 3 de maio, em Brasília, e vai percorrer mais de 300 cidades brasileiras, passar por todas as capitais e envolver 12 mil condutores no revezamento.

A Tocha Olímpica vai ser conduzida por aproximadamente 150 pessoas durante o revezamento, de 40 quilômetros, em Campo Grande, no próximo sábado (25). O ponto alto da passagem, será com o no Parque das Nações Indígenas. O atleta indígena, Vanilson Farias, da etnia Terena, vai carregar a tocha em uma canoa. A passagem vai terminar com uma festa com música e apresentações culturais no parque.

O revezamento vai começar na Avenida Duque de Caxias e seguir até a Afonso Pena, onde termina no Parque das Nações. Quem quiser acompanhar de pertinho, a previsão é de que a tocha chegue ao local por volta das 19 horas e permaneça acesa por apenas 30 minutos. Depois disso, serão realizadas as apresentações.  (O percurso pode ser consultado no link.)

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

judocas