Evento reúne mais de 300 adeptos do skate em dia de confraternização

Go Skate Day foi celebrado no Parque das Nações 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Go Skate Day foi celebrado no Parque das Nações 

Uma iniciativa promovida anualmente, na qual pretende incentivar, conscientizar e valorizar a prática do Skate antecipou a data comemorativa do Go Skate day e reuniu mais de 300 adeptos do esporte na tarde deste sábado (18) no Parque das Nações indígenas, em Campo Grande, para um dia de confraternização.

Esta é a quinta edição do evento na Capital e segundo a organização, a finalidade vai muito além de uma simples prática do esportes. Eric Fossati, de 34 anos, explica que o objetivo do Go Skate Day é reunir a galera para confraternizar. Ele lembra que a primeira reunião começou em 2011, com participação de poucas pessoas, mas o evento foi crescendo e hoje chegou a um número significativo, com vário adeptos do esporte.

O evento conta participação Secretaria Juventude e do Governo do Estado e a organização aproveitou o momento para fazer alguma reinvidicações. Segundo Eric, embora a modalidade tenha evoluído, existem algumas necessidades para pista do parque, uma das mais utilizadas pelos praticantes da Capital.

“Desde 2004 a pista nunca passou por reforma ou pintura. A iluminação também não é adequada para a prática do esporte, especialmente no fim da tarde ou à noite, mas ainda assim, não paramos com prática. Esperamos que os órgãos olhem pra isso e ajudem a melhorar as condições para o Skate, esporte que reúne muitas crianças, jovens, famílias.

Para o organizador, o mais importante, além do aspecto da socialização, é a saúde preventiva que o esporte proporciona. “A socialização faz com que os jovem interajam entre si, longe das coisas erradas. Além de muitos outros beneficios a questão motora”, exemplificou.

Acompanhado do filho, Pedro Henrique, de 26 anos também compareceu na confraternização. Ele diz que pratica profissionalmente o esporte e se alegra com o crescimento da modalidade. “O mais importante não é a questão da profissionalização e sim do prazer de se inserir no meio do skate. È muito gratificante ver toda essa galera hoje. Participei da primeira e edição é muito bom ver o skate crescendo e evoluindo”.

Como profissional que já recebe patrocínio, deixou um recado para os simpatizantes. “O Skate é uma comunidade e quando você é criança adolescente, não entende direito isso. Quando você cresce percebe que é maior do que o esporte em si. Quero que as pessoas divirtam-se e deixem crescer o skate crescer dentro de si. O resto o tempo dirá”, disse Pedro, referindo-se à profissionalização.

O esporte agrada não só o público masculino e a presença de Luna Debora, de 21 anos comprova isso. Ela diz que pratica a modalidade há três anos e que como mulher percebe a evolução, embora ainda encontre certo preconceito. “A participação de mulheres ainda não é muito convencional, ainda somos minoria e existe preconceito por parte principalmente dos pais de meninas. Precisam entender que é um esporte saudável e merece a participação de todos”, defendeu.

O Go Skate Day acontece anualmente em diversas cidades do mundo e é comemorado no dia 21 de junho, mas teve sua edição antecipada em Campo Grande. Amanhã, o grupo se reúne novamente a partir das 13 horas praça do Rádio, de onde irão se deslocar até a pista da Orla Morena. A organização explica que não é uma competição, apenas um modo de confraternizar entre os adeptos do Skate. Não há premiação, apenas brindes que estão sendo sorteados entre os participantes.

Conteúdos relacionados