Eurocopa estreia hoje com temor de atentados e manifestações

França passa por forte onda de protestos e alertas de terrorismo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

França passa por forte onda de protestos e alertas de terrorismo

A Eurocopa de 2016 começa nesta sexta-feira (10), na França, reunindo 24 seleções, oito a mais do que o número tradicional de 16 equipes. O time da casa disputa o favoritismo com Espanha, Holanda e Alemanha. Mas o que mais preocupa as autoridades francesas não são os adversários: com uma forte onda de greves e de atentados, os maiores temores são a paralisação de serviços e ataques terroristas durante o certame.

De acordo com o jornal português Público, Paris está com pelo menos metade de seus bairros sem coleta de lixo, o que tem gerado uma grande acumulação de resíduos nas ruas. O portal lusitano afirma que Anne Hidalgo, presidente da Câmara da capital francesa, pediu à polícia o desbloqueio de garagens ocupadas por centrais sindicais, que impediam a saída de caminhões de lixo na cidade.

Locais famosos da cidade-luz estão com acumulação de lixo em suas entradas. Um deles é o café Flore, no bairro de Saint-Germain-des-Pré, um dos mais famosos de Paris e conhecido, entre outras coisas, pela igreja de mesmo nome, pela margem do Rio Sena e por ser o local de origem do clube Paris Saint-Germain.

O Ivry-sur-Seine, um dos principais centros de tratamento parisienses, está bloqueado há cerca de dez dias, impossibilitando a chegada das equipes de coleta. Os manifestantes não pretendem parar os bloqueios enquanto o presidente, François Hollande, não recuar nas mudanças na lei trabalhista francesa.

Ameaça terrorista

O governo da França lançou, na última quarta-feira (8), um aplicativo que previne pessoas de riscos de terrorismo. De acordo com o site da rádio francesa RFI, ele deve emitir um alerta quando houver suspeitas de atentados ou ‘eventos excepcionais’. No momento, ele está disponível em inglês e francês.

O projeto, cujo foco é a segurança durante realização dos jogos da Eurocopa 2016, foi desenvolvido pelo Ministério do Interior e, por meio dele, é possível baixar um mapa de até oito locais próximos da residência ou local de hospedagem do usuário. Ele envia, também, conselhos de como os usuários devem agir em caso de atentados.

O aplicativo rastreia as regiões mapeadas e avisa onde ocorre um acidente grave, como ruptura de barragem, ou ataques terroristas e nucleares.