O time alvinegro terá que fazer mais no confronto de volta

Parecia que o Botafogo levaria para a segunda partida da final do Campeonato Carioca o privilégio de jogar por um empate, mas o golpeou já nos acréscimos para acabar com a vantagem alvinegra. Rafael Silva, aos 46min do segundo tempo, marcou o gol que deu aos cruzmaltinos a vitória por 1 a 0 no Maracanã, e a condição de jogar por uma igualdade no placar para ser campeão no próximo domingo. Apesar do maior volume de jogo, o time alvinegro terá que fazer mais no confronto de volta para ficar com a taça. Veja como foi o jogo em detalhes.

Com o triunfo vascaíno, não há mais a possibilidade de o Botafogo se utilizar da melhor campanha no campeonato para ser campeão – isso só aconteceria no caso de dois empates. Como o time de Doriva venceu o primeiro jogo, os comandados de René Simões precisam agora ganhar por dois gols de diferença para levar o troféu nos 90 minutos. Em caso de vitória botafoguense por um gol, haverá disputa de pênaltis. Qualquer empate, agora, favorece o Vasco.

Logo que a bola rolou, no primeiro minuto, o Botafogo já teve a chance de abrir o placar com Bill, mas o centroavante parou em grande defesa de Martín Silva após a bola sobrar em bate-rebate na área. Apesar da oportunidade perdida, os alvinegros foram um pouco melhores na primeira etapa em um jogo fraco tecnicamente. Ainda assim, o Vasco teve uma ocasião cristalina com Julio dos Santos, quando o paraguaio ficou frente a frente com Renan após falha de Diego Giaretta, mas bateu para fora.

Sem alterações, o Botafogo seguiu melhor no segundo tempo, e novamente Bill teve a chance de tirar o zero do placar, mas falhou ao tentar tirar a bola de Martín Silva – acabou tirando também do gol, e mandou para fora. Só a partir dos 15min é que o Vasco passou a entrar no jogo e assustou Renan com uma cabeçada de Julio dos Santos e uma tentativa de longe de Rafael Silva.

Os botafoguenses tiveram as melhores chances no fim, com Gilberto exigindo outra ótima intervenção de Martín Silva, e Willian Arão chutando no travessão. Mas quando tudo apontava para uma igualdade sem gols, o Vasco fez a festa dos cruzmaltinos no Maracanã: já nos acréscimos, Bernardo levantou na área, e Rafael Silva apareceu livre para escorar para as redes. Vantagem para o time de São Januário na finalíssima, daqui a uma semana.

O gol

46min do segundo tempo – Vasco 1 x 0 Botafogo

Bernardo cobrou falta para a área do Botafogo, a bola passou por toda a defesa sem tocar em ninguém e encontrou Rafael Silva, livre, que desviou de primeira para as redes.