UFC: Jon Jones é pego em antidoping por cocaína e se interna
Jon Jones, 27 anos, é considerado um dos melhores lutadores de MMA da história.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Jon Jones, 27 anos, é considerado um dos melhores lutadores de MMA da história.
Somente três dias depois de vencer Daniel Cormier e defender com sucesso pela oitava vez o título dos meio-pesados do UFC, Jon Jones fez um anúncio bombástico nesta terça-feira: o lutador americano admitiu que foi pego em um exame antidoping surpresa com o principal componente da cocaína, uma substância chamada benzoilmetilecgonina, e revelou que se internou em uma clínica de reabilitação a drogas.
O teste positivo de Jon Jones para cocaína foi revelado pelo Yahoo.com. De acordo com o site, o lutador de 27 anos fez o antidoping no último dia 4 de dezembro – quase um mês antes de sua luta com Cormier, realizada neste sábado. O exame, definido pela Comissão Atlética de Nevada, detectou no organismo do lutador a substância benzoilmetilecgonina – nome químico da cocaína -, e o resultado foi divulgado no dia 23 de dezembro.
Porém, como a cocaína, uma droga social, não é considerada pela Wada (Agência Mundial Antidoping) uma substância ilegal fora do período de competição, Jones teve permitida a sua participação no UFC 182 – já que a consumiu cerca de um mês antes de entrar no octógono. A agência diz que o uso de cocaína não ajuda na performance de um atleta – assim, o teste positivo não irá alterar o resultado da luta de Jones contra Daniel Cormier e nem deve lhe fazer perder futuramente o título do UFC, apesar de a entidade ainda não ter se pronunciado específicamente sobre isto.
Pouco tempo depois da informação publicada pelo Yahoo.com, o próprio Jon Jones confirmou o ocorrido por meio de um comunicado e ainda revelou que já se internou. “Com o apoio da minha família, entrei em uma clínica de tratamento contra drogas. Eu quero pedir desculpas à minha noiva, meus filhos, minha mãe, pai e irmãos pelo erro que cometi. Também quero pedir desculpas ao UFC, meus treinadores, meus patrocinadores e para os meus fãs, que são tão importantes quanto. Estou levando este tratamento de forma muito séria. Portanto, agradeceria se eu tivesse privacidade neste momento com minha família”, declarou Jones.
O presidente do UFC, Dana White, também se pronunciou e exaltou a atitude do americano. “Estou orgulhoso de Jon Jones por ter tomado esta decisão de se internar em uma instituição de tratamento de usuários de drogas. Tenho a confiança de que ele vai sair deste programa como o campeão que realmente é”, afirmou o dirigente.
Por sua vez, a entidade presidida por Dana White, o UFC, se disse “decepcionada” com o teste positivo do astro, apesar de também apoiá-lo. “Jon é um lutador forte e corajoso dentro do octógono e esperamos que enfrente este problema com a mesma confiança e persistência. Nós o apoiamos em sua decisão e esperamos que saia deste programa como um homem melhor”, diz parte do comunicado emitido pelo UFC.
Jon Jones, 27 anos, é considerado um dos melhores lutadores de MMA da história. Dono de estilo único e da maior envergadura do esporte, o americano se tornou campeão do UFC em março de 2011. Ele tomou, aos 23 anos, o cinturão dos meios-pesados das mãos do brasileiro Maurício “Shogun” Rua. Desde então, evoluiu seu jogo tanto em pé quanto no chão e não perdeu: é o recordista de defesas de título entre os meio-pesados, com oito, e já derrotou nomes como Daniel Cormier, Alexander Gustafsson, Vitor Belfort, Rashad Evans, Glover Teixeira, Maurício Shogun Rua, Lyoto Machida e Quinton “Rampage” Jackson.
Veja, na íntegra, o comunicado emitido pelo UFC nesta terça-feira:
“Nós apoiamos Jon Jones, campeão peso meio-pesado do UFC, em sua decisão de se internar em uma instituição de tratamento para cuidar de seu recente problema. Embora estejamos decepcionados com a reprovação no teste, nós o aplaudimos por tomar essa decisão de se internar em uma instituição de tratamento de usuários de drogas. Jon é um lutador forte e corajoso dentro do octógono e esperamos que enfrente este problema com a mesma confiança e persistência. Nós o apoiamos em sua decisão e esperamos que saia deste programa como um homem melhor”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.