Torneio de tênis de mesa traz medalhista pan-americano a Campo Grande

Finais serão disputadas neste domingo (2)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Finais serão disputadas neste domingo (2)

Um olho no peixe e outro no gato! Acompanhar a velocidade da bola que quica rapidamente de um lado para outro é tarefa difícil até para os mais atentos, mas não para eles. Por lá, a movimentação da bolinha parece ligada magneticamente aos olhos de cada um dos 250 atletas que se reuniram em Campo Grande para a 26º edição do Torneio Interestadual e Internacional de Tênis de Mesa.

Alguns deles participam das disputas na Capital pela primeira vez, mas a maioria é de conhecidos antigos dos organizadores. Um dos destaques é o paraguaio Alejandro Toranzos, 18 anos, medalhista de prata nos jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.

De férias, o atleta fez questão de vir a Campo Grande para participar do torneio. “Para mim é muito especial estar aqui. Foi o primeiro torneio que participei na minha vida. Então é como voltar para casa e rever os amigos”, diz o número dois do ranking paraguaio.

Alejandro vive há 4 anos na Alemanha, onde disputa a liga profissional de tênis de mesa. “Na próxima semana já embarco para lá, estou aproveitando os últimos dias de férias, mas não poderia deixar de vir e de competir”, diz.Torneio de tênis de mesa traz medalhista pan-americano a Campo Grande

Em Toronto, Alejandro foi derrotado pelo brasileiro Hugo Calderano que manteve a hegemonia brasileira no esporte. “Foi muito legal participar, só perdi para o brasileiro”, diz sorrindo.  Com ele, vieram outros 24 paraguaios. Natalia Okada, 15 anos, é um deles. Ela nos explica que o esporte é um dos mais reconhecidos no Paraguai. “Temos muitos atletas. Treinamos desde muito cedo lá no Paraguai”, conta a garota de Assunção.

Quem também está na Capital, é o atleta da seleção brasileira de tênis de mesa, Cazuo Matsumoto, 29 anos, 107º do ranking mundial. Para ele, por mais que o torneio seja querido pelos atletas e mantenha um certo ar de confraternização, a parada é dura e a disputa acirrada. “Claro que tem essa questão de confraternizar, esse clima legal. Mas estamos em uma competição de alto nível, com grandes atletas”, disse.

Para quem quer saber mais sobre o torneio basta perguntar para Basílio Fernandes. O paratleta de 40 anos esteve em todas as edições do torneio e conhece todo mundo por aqui. Basílio forma dupla com José Raimundo, 39 anos. Os dois, que competem na categoria pré-sênior, estão confiantes de que levarão a medalha de ouro para Goiás. “Já venci três vezes o torneio, mas é sempre o gosto especial e uma expectativa nova. Viemos com tudo para ganhar”, diz.

Torneio de tênis de mesa traz medalhista pan-americano a Campo Grande

Se para os atletas o torneio é uma grande festa, para o público é beleza para os olhos. Lidiane Pereira, 35 anos, conheceu o esporte depois de se apaixonar por um professor de tênis de mesa. “Eu não sabia nada sobre o esporte, mas me encantei depois que conheci. É muita concentração, agilidade e jogo de cintura. É gostoso de ver.” Quem quiser acompanhar as disputas, o torneio segue até o fim da tarde deste domingo (2º). A competição começas às 8 horas e acontece na Rua Antônio Maria Coelho, 106. Na AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande). 

Torneio de tênis de mesa traz medalhista pan-americano a Campo Grande

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

judocas