Shakhtar e Bayern empatam sem gols em jogo tenso na Ucrânia

Mesmo jogando fora de casa, foi o Bayern quem deu ritmo ao jogo no primeiro tempo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mesmo jogando fora de casa, foi o Bayern quem deu ritmo ao jogo no primeiro tempo

Se decepcionou quem esperava uma goleada do Bayern de Munique sobre o Shakhtar Donetsk nesta terça-feira, pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Jogando em Lviv, do outro lado da Ucrânia, ainda pelo fato da cidade do clube viver um clima de guerra, os donos da casa conseguiram impor uma marcação forte, anulando o sistema defensivo dos alemães e conseguindo um empate importante por 0 a 0. Com lances fortes e discussões em campo, o árbitro teve trabalho para controlar o ânimo dos atletas e precisou expulsar Xabi Alonso por uma sequência de entradas duras. Veja todos os detalhes do jogo aqui.

Mesmo jogando fora de casa, foi o Bayern quem deu ritmo ao jogo no primeiro tempo. Como já é característico das equipes comandadas por Guardiola, os alemães ficaram com a posse de bola, mas não conseguiam acertar o último passe para infiltrar no sistema defensivo dos donos da casa e, apesar da leve pressão, pouco assustaram. Já o Shakhtar fez sua parte, marcava forte, o que irritava os jogadores rivais, criando algumas confusões entre os atletas, pressionava no meio-campo para forçar algum erro e explorar a velocidade de seus jogadores, mas também não obteve sucesso.

As equipes voltaram para o segundo tempo da mesma maneira que terminaram o primeiro: Bayern com a posse de bola e o Shakhtar se desdobrando na marcação. O cenário permanecia o mesmo. Sem criatividade, a equipe alemã não assustava os donos da casa, que, por sua vez, apertavam cada vez mais a marcação, acabando com a paciência de alguns dos jogadores rivais.  O resultado veio aos 19min da etapa final, quando Xabi Alonso, que já tinha amarelo, interrompeu um contra-ataque puxado por Alex Teixeira e acabou expulso.

Apesar de ficar com um homem a mais, o Shakhtar continuou com a mesma postura, marcando atrás da linha da bola e tentando pegar o Bayern de Munique no contrapé. Quando conseguia roubar a bola e sair em velocidade, era parado por uma falta tática dos alemães, o que ajudou a manter o 0 a 0 no placar.

Bayern e Shakhtar agora vão decidir quem avança às quartas de final apenas no dia 11 de março, no Allianz Arena, na Alemanha. Por não ter tomado gol em casa, a situação dos ucranianos é um pouco mais confortável, já que um placar sem gols leva a decisão para os pênaltis e qualquer empate com gols classifica a equipe visitante.

Esquadrão brasileiro

O técnico do Shakhtar fez jus à fama de equipe mais brasileira da Europa. Entre os titulares que entraram em campo, apenas o setor defensivo não possuía jogadores nascidos no Brasil. De resto, ou seja, os dois volantes, os três meias e o atacante eram tupiniquins. Lucescu entrou com Fernando, Fred, Douglas Costa, Alex Teixeira, Taison e Luiz Adriano entre os 11 principais. Além desses seis, mais quatro estavam no banco de reservas: Márcio Azevedo, Marlos, Ilsinho e Wellington. Bernard, machucado, ficou fora da partida.

Carnaval na Ucrânia?

Um fato curioso chamou atenção no intervalo da partida. Antes da bola voltar a rolar na etapa final, o sistema de som da estádio em Lviv, na Ucrânia, tocou em alto e bom som a música “Lepo Lepo”, da banda Psirico. O fato chamou atenção dos internautas que fizeram relação ao carnaval brasileiro e brincaram, dizendo que até nisso o país está atrasado, já que esse foi o hit do ano passado.

Conteúdos relacionados