Massa é quinto e Nasr larga na 17ª posição

A classificação do GP do Japão, na madrugada deste sábado (26), jogou um balde de água fria em quem achava que a vitória de Sebastian Vettel em Cingapura era um sinal de que as coisas poderiam estar mudando na hierarquia da .

Nico Rosberg cravou com o tempo de 1m32.584s, sua segunda pole do ano e 17ª na carreira nesta sábado no Japão. Ele bateu seu companheiro de equipe Lewis Hamilton por apenas 0.076s.

O treino foi marcado por um forte acidente do russo Daniil Kvyat, que acabou encerrando a sessão. O piloto bateu na curva 10 após errar e chegou a capotar o . No entanto, por sorte, ele acabou não sofrendo nada.

Felipe Massa foi o quinto colocado após a primeira tentativa e não pôde melhorar sua marca.

Felipe Nasr teve um sábado de azar em Suzuka. O brasileiro vinha melhorando seu tempo no Q1 e passaria ao Q2, mas Max Verstappen parou seu carro no setor 2 o que fez com que a bandeira amarela fosse mostrada. Nasr teve de tirar o pé foi apenas o 18º colocado, mas larga e 17º após punição a Verstappen.

A tem seu início marcado na madrugada de sábado para domingo às 2h no horário de Brasília.

Q1

Hamilton liderou o treino em seu início fazendo 1:33.595s, logo à frente do companheiro Nico Rosberg. Ainda antes da metade da sessão, o sueco Marcus Ericsson errou a entrada da curva Spoon e saiu da pista. Ainda assim, o companheiro de Nasr conseguiu voltar ao treino após não ficar atolado na caixa de brita.

As Ferraris demoraram ir à pista. Foram apenas a seis minutos do fim. Raikkonen se colocou em terceiro, a mais de 0.5s de Hamilton, e Vettel foi o quinto. Entre eles ficou a Williams de Bottas. Massa era o sexto.

Hamilton ainda melhorou sua marca para 1:32.844s com os pneus médios. Rosberg ficou a 0.171s. A sessão foi encurtada por um problema eletrônico com Max Verstappen na saída do hairpin. O holandês estacionou seu carro no circuito e trouxe a bandeira amarela. Isso atrapalhou muitos pilotos, incluindo o brasileiro Felipe Nasr, que não pôde melhorar sua volta de pneus médios.

Foram eliminados Button, Ericsson, Nasr, Stevens e Rossi.

Q2

Com problemas mecânicos, Verstappen não tomou parte nesta sessão após deixar seu carro na pista. Rosberg foi o mais rápido no início fazendo 1:32.632s. O time se deu por satisfeito e não mais foi à pista no Q2.

Quem também fez apenas uma tentativa foram Ferraris e Williams. Raikkonen foi oterceiro e Massa o quarto colocado.

Foram eliminados Hulkenberg, Sainz, Maldonado, Alonso e Verstappen.

Q3

Rosberg foi o mais rápido na primeira tentativa com 1:32.584s. Hamilton deu uma travada na curva Degner e acabou sendo mais lento que o parceiro. Bottas ficou com o terceiro lugar, com Vettel, Massa e Raikkonen atrás.

Os carros voltavam para a pista para a segunda tentativa, mas Kvyat acabou errando e bateu feio na curva 11. Isso fez com que a bandeira vermelha viesse e terminasse o treino.