Platini anuncia candidatura à presidência da Fifa

 Eleição que ocorrerá no congresso extraordinário de Zurique no dia 26 de fevereiro de 2016

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 Eleição que ocorrerá no congresso extraordinário de Zurique no dia 26 de fevereiro de 2016

O presidente da Uefa, Michel Platini, oficializou nesta quarta-feira (29) sua candidatura à presidência da Fifa, em eleição que ocorrerá no congresso extraordinário de Zurique no dia 26 de fevereiro de 2016.

“É um decisão muito pessoal, tomada com muito cuidado, na qual pensei no futuro do futebol e no meu próprio”, explicou Platini por meio de um comunicado.

Presidente do máximo organismo do futebol europeu desde 2007, o francês quer suceder o suíço Joseph Blatter , que decidiu renunciar ao cargo após os escândalos de corrupção revelados nos últimos meses dentro da Fifa.

Blatter se reelegeu no final de maio deste ano ao vencer o príncipe Ali Bin Al-Hussein, da Jordânia, que tentará novamente o cargo. O ex-jogador Zico também tenta viabilizar uma candidatura, tanto que pediu à CBF a indicação de seu nome na última terça-feira.

Antigo aliado de Blatter e cotado como seu sucessor, Platini rompeu com o atual presidente diante da insistência de ele tentar mais um mandato. A prisão de sete dirigentes ligados à Fifa nas vésperas da eleição em Zurique evidenciou o francês como maior opositor de Blatter, com a articulação para votação em peso de países membros da Uefa no príncipe Ali Bin Al-Hussein.

“Durante os últimos 50 anos, a Fifa só teve dois presidentes. Esta estabilidade extrema é um paradoxo dentro de um mundo onde se produziram mudanças radicais, e num esporte que experimentou uma considerável mudança econômica”, disse o ex-jogador e dirigente.

Para Platini, é necessário devolver a “dignidade que a Fifa merece”, depois de denúncias escândalos surgidos na gestão do suíço Joseph Blatter.

“Os últimos eventos forçaram os altos dirigentes da entidade a entregar o comando do máximo órgão do futebol mundial a uma nova liderança e a se pensar em uma nova forma de gestão”, garantiu o mandatário da Uefa.

O francês afirmou que se grande objetivo, se eleito, será “escutar a todos e respeitar a diversidade do jogo ao redor do mundo”.

Platini entrou no mundo da política esportiva logo depois de abandonar o futebol, quando passou a integrar os quadros da Federação Francesa de Futebol, de que chegou a ser vice-presidente. Depois, liderou o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 1998.

Os candidatos à presidência da Fifa precisam oficializar presença no pleito até 26 de outubro, para estarem aptos a concorrer em 26 de fevereiro.

 

Conteúdos relacionados