A fonte de toda infância é a imaginação

Com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano (IMC) e o projeto “O Boticário na Dança” realizarão gratuitamente, neste domingo (27), o espetáculo de dança “O Segredo da brincadeira no linguajar de ”, às 19h30, no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Capital. O evento tem duração aproximada de 60 minutos e classificação livre.

A fonte de toda infância é a imaginação, um corpo sem sonhos e fantasias é como um instrumento mudo, uma borboleta que virou lagarta novamente. O segredo da eterna infância está no brincar, brincar sempre. Neste espetáculo, a Cia. Juvenil do Moinho Cultural dança, atua e brinca na companhia de Manoel de Barros, o menino que carregou água na peneira a vida toda, e brincou como ninguém com as palavras. No “delírio do verbo” encontramos com ele na criação da natureza, na vivência com Bernardo, nas asas do passarinho e vimos passar a mão nos cabelos de Deus. Usando músicas do repertório composto por grandes maestros, os bailarinos da Cia. Juvenil do Moinho Cultural revelam dançando que, na brincadeira tudo somos e tudo .

O espetáculo tem texto de Manoel de Barros, músicas de Leonardo Sá, Eduardo Martinelli, Marlui Miranda, Marcio de Camilo e Johan Bach , coreografia de Beatriz de Almeida, Edilson Ferreira, Albert Lincoln, Joel de Oliveira e Sonia Ruas Rolon, direção teatral de Sonia Ruas Rolon, coordenação de produção de José dos Santos Junior, coordenação do projeto de Mônica Macedo, figurino de Beatriz de Almeida e Sonia Ruas Rolon, confecção de figurino da Melo Produções e o elenco é composto por Aline Santo, Adriana Candia, Abgail Baiá, Brenda de Morais, Caroline Vicêncio, Evelyn Columbamarcos, Joseane dos Santos, Kenia Souto, Lavinia Silva, Leticia Velasques, Livia Pinto, Nayara Aponte e Valessa de Araujo.

O Moinho Cultural

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano (IMC) é uma organização sem fins lucrativos que há 11 anos vem transformando a vida de crianças e adolescentes na região do Pantanal. O projeto tem como objetivo executar a democratização cultural, o desenvolvimento humano e social e a diminuição da vulnerabilidade social em região de fronteira através do acesso a bens culturais e conhecimento tecnológico. Atualmente o IMC atende 390 crianças e adolescentes de 06 a 18 anos, das cidades brasileiras de Corumbá e Ladário e bolivianas Puerto Quijarro e Puerto Suarez, no contraturno da escola regular com aulas de dança, música, tecnologia digital, apoio escolar, dentre outros. O Moinho Cultural conta com uma Cia. Juvenil de Dança consolidada com 13 participantes que anualmente se apresentam no espetáculo Moinho In Concert, que é transmitido pela TV Morena (afiliada da Rede Globo) na véspera de Natal, além de outras apresentações que são realizadas ao longo do ano e mais de 40 mil pessoas já foram impactadas na região.

Projeto Boticário na Dança

O Boticário na Dança é um programa de patrocínios a projetos culturais voltado exclusivamente para a área da dança e estruturado com a finalidade de contribuir para a preservação, a valorização e o acesso à dança e às suas diversas manifestações; fortalecer a produção cultural de grupos, criadores e artistas; e estimular a formação de público e talentos para a área.

Os apoios são direcionados a festivais, mostras, espetáculos, manutenção de companhias, circulação, produção de vídeos, livros e periódicos, sites, cursos, workshops, oficinas, palestras, fóruns, exposição fotográfica e exibição de vídeo e filmes.

A entrada é gratuita, porém as senhas são limitadas e devem ser retiradas a partir das 18h30 na bilheteria do teatro no dia da apresentação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.