Nadador peruano é 1º a testar positivo por doping no Pan

As análises comprovaram a presença da substância estanozolol no organismo de Fiol 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As análises comprovaram a presença da substância estanozolol no organismo de Fiol 

O nadador peruano Mauricio Fiol testou positivo no exame antidoping ao qual se submeteu durante a participação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto , informou nesta quinta-feira o Comitê Olímpico Peruano (COP) em comunicado.

As análises comprovaram a presença da substância estanozolol no organismo de Fiol a partir de uma amostra coletada em 12 de julho, segundo a notificação que o atleta recebeu por parte da Agência Antidoping da Organização Esportiva Pan-Americana (Odepa).

O nadador, 21 anos, está suspenso do restante do Pan-Americanos e perderá a medalha de prata obtida nos 200 metros borboleta, de acordo com o protocolo da Agência Mundial Antidoping. O peruano deve decidir agora se solicitará a análise da contraprova da amostra tomada no mesmo controle ou se apresentará um recurso.

Fiol participaria hoje na final dos 100 metros borboleta, uma prova na qual tinha chances de pódio, depois que conseguiu o tempo de 52s25 na prova classificatória. O nadador também tinha conseguido se classificar para os Jogos Olímpicos do Rio, após a conquista da prata nos 200 metros borboleta, com o tempo de 1min55s15.

O Comitê Olímpico Peruano lamentou “profundamente” a situação do atleta e deseja que essa questão possa ser resolvida da maneira mais propícia dentro das normas estabelecidas.

 

Conteúdos relacionados