Meio-campista ainda está devendo no seu retorno ao

A crise que fez o técnico Luiz Felipe Scolari abandonar o banco de reservas antes do apito final contra o Veranópolis, neste sábado, pode fazer a sua primeira vítima no Grêmio. Uma das decepções na temporada, o meia Douglas tem a sua saída cogitada prematuramente por conta de sobrepeso. Ele foi um dos nomes mais criticados após a derrota no fim de semana.

Uma reunião nesta segunda-feira irá discutir o assunto.

A princípio, um detalhe poderia surgir como obstáculo na conversa: Douglas foi um pedido de Felipão.

A situação do pentacampeão mundial, que não tem a sua continuidade assegurada no cargo, mesmo após recusar sondagem para se transferir para o futebol chinês, não é nada boa e deixa o meio-campista ainda mais fragilizado, no entanto.

Não existe apoio também por parte dos torcedores.

Ao ser vaiado durante o confronto com o Veranópolis, o reforço trazido do Vasco pediu para a torcida ficar quieta. Não foi o primeiro atrito nesse início de ano.

O presidente Romildo Bolzan Jr. não descarta a rescisão unilateral, mas mantém no contato com os seus interlocutores o discurso de que o armador deve ter um pouco mais de tempo para que possa entrar em forma e crescer em campo. Em caso de fracasso, o departamento jurídico tricolor assegura, então, que o clube não teria “custos consideráveis” para liberá-lo.

Douglas completa 33 anos na próxima quarta-feira e foi emprestado ao Grêmio pelo Monte Azul-SP, que mantém parceria com a Think Ball, empresa que gerencia a sua carreira.

O meia fechou um contrato de produtividade e tem o seu salário catapultado a partir de metas que incluem o número de vezes que entra em campo, dentre outras.

Antes do início da temporada, Scolari chegou a citar o goleiro Manuel Neuer, da Alemanha, para explicar por que o ex-corintiano deveria se envolver até mesmo no trabalho de marcação.

“Ninguém está liberado de marcar. O futebol é global e tem de ser composto por todos. Tanto é assim que o Neuer pode ser melhor do mundo. Porque faz mais de uma função, não apenas defende, mas sai jogando com os pés. O Douglas tem criatividade e uma função mais de armação do que de marcação. Mas solicitei a contratação dele porque gosto da maneira que joga. Vai ter a chance de ser criativo, mas com alguma colocação no campo que possa ao menos atrapalhar a saída de bola do adversário”, disse na ocasião.

Atualmente, o Grêmio ocupa o décimo lugar no Gauchão, fora da zona de classificação para a próxima fase.